Projeto Família
Título: Minha Família
Plano de Aula – 1° Ano. Geografia
Autoria : Professora de Sala Aula: Profª. Greice.
Professora de Informática: Profª. Simone.
Introdução:
O Professor, depois de discutir sobre as diferentes configurações das famílias, sobre os papéis de cada um e as relações que se estabelecem dentro da família, proponha a elaboração da árvore genealógica. Os alunos vão desenhar e escrever os nomes dos membros da sua família. Como tarefa vão levar para casa e colocar os nomes e sobrenome.
Objetivos
Conhecer a formação da sua história desde seu nascimento até os dias de hoje.
Reconhecer a importância da família, como convívio e respeito.
Completar tabela e a árvore genealógica com dados sobre seus familiares.
Conteúdo Programático:
Trabalhando a Árvore genealógica.
Noção espacial – antes e depois.
Série: 1° Ano. Geografia
Duração: duas aulas em sala de aula, e duas aulas de laboratório de informática, total de quatro aulas.
Metodologia:
Sala de aula – Pesquisa e registro das informações sobre a família como tarefa de casa. Roda de conversa sobre a árvore genealógica. Construção de uma “tabela árvore” sobre quem veio antes ou depois. Elaboração da árvore genealógica. Cartolina, EVA, caneta colorida.
Laboratório de Infórmatica - Pesquisa em sites de procura sobre a origem e significado do sobrenome, descendência, costumes, etc. Exposição em data show de fotos sobre cada descendência. Confecção e desenho das suas famílias e no (Gcompris e tuxpaint do linux). Vídeo sobre o poema de Pedro Bandeira “Nome da gente”, trabalhando o significado dos nomes e Vídeo “Gente tem sobrenome” de Toquinho.
Desenvolvimento:
(Falta descrever o desenvolvimento da aula em sala de aula e no laboratório)
Avaliação:
Tivemos uma avaliação positiva com nosso trabalho, através da participação ativa dos alunos, conseguindo com isso uma compreensão das noções de antes e depois e a construção da árvoregenealógica, então como um fechamento da nossa ideia proposta.
Registro das atividades:
Fotos, depoimentos, falas.
Resultados alcançados:
Resultados positivos, tanto da professora de sala de aula, quanto da professora de laboratório, compreendemos que nossos objetivos foram alcançados.
Bibliografia:
Poema “NOME DE GENTE”
Pedro Bandeira
Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto do meu nome,
não fui eu quem escolheu.
Porque se metem
com um nome que é só meu!
O nenê que vai nascer
vai chamar como o padrinho
vai chamar como o vovô,
mas ninguém vai perguntar
o que pensa o coitadinho.
Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
se eu escolhesse o nome dele!
Quando eu tiver um filho
não vou por nome nenhum!
Quando ele for grande
ele que procure um
Imagens do desenvolvimento:
Pesquisa em casa (tarefa).
Mural de uma árvore genealógica
Árvore Genealógica feita com a carimbo das mãos
Obra A Árvore da Família Atlantica
Corrente da Família
Desenho da família na aula de informática:
Trabalho realizado com a professora Simone de informática.
"Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam."
(Salmos 18:30)
(Salmos 18:30)
13/06/2010
Planejamento Anual do 1º Ano
OLá amigos, para asmeninas que me pediram aquie está o planejamento anual do 1º Ano do Ensino Fundamental.
LINGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo gradativamente o processo de alfabetização e letramento, com uma ação pedagógica voltada para situações concretas significativas à realidade dos alunos, de forma prazerosa e lúdica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estudar a formação e a utilização do alfabeto na escrita das palavras-compreendendo que a escrita é fonética, através do estudo da ortografia e da gramática.
Construir palavras, frases, a partir das sugestões do professor e dos alunos.
Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita
COMPETENCIAS E HABILIDADES:
Respeitar as identidades e as diferenças;
Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação; Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Identificar o tema de um texto. .
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
CONTEÚDOS:
Alfabeto
· Vogais
· Junções das vogais Consoantes
· Alfabeto
· Sílabas simples letras maiúsculas e minúsculas.
· Construção de frases. .
· Leitura: Silenciosa, coletiva e individual.
· Leitura de palavras, frases e textos,
· envolvendo as mais variadas tipologias textuais tais como: informativo, poético, literatura infantil, jornal.
METODOLOGIA
Cantinho da leitura
Historinhas Dinâmicas diversas Poesias Livro didático Revistas
Conversa informal Jornais Quadro e giz Gibis Bingo Brincadeiras Materiais concretos
Dramatização Cartazes Rodinha de conversa Livros literários Desenho livre Dvd Músicas Filmes Som Jogos Alfabeto móvel Exposição de objetos Relógio móvel Fantoches
Avental de Histórias Produção de texto Roleta Colagem recortes Apresentações Teatro Dedoches
Poema
Cantigas
Parlendas
Advinhas
Quadrinhas
História em quadrinho
bilhetes
Oralidade
Sequência lógica das idéias.
Ampliação do vocabulário Adequação da linguagem a situação de uso.
Identificação do número de sílabas nas palavras.
Separação de silabas Discussão oral sobre textos.
Elaboração de frases
Interpretação através da elaboração de desenho.
Reforço ortográfico
Atividades no caderno em folhas.
Recapitulação dos conteúdos apreendidos
Dramatizar a história
Contar história
Alfabeto móvel
Quebra-cabeça
Ditados mudo, relâmpagos e visuais.
Bingo das letras, palavras e silabas.
Boliche de letras
Cruzadinhas
Caça-palavras
Livros de literatura infantis
Jogos diversos
Cartazes
AVALIAÇÃO
O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.
TEMAS TRANSVERSAIS
· Pluralidade cultural
· Educação Especial
· Temas locais
· Consumo
· Valores
· Saúde
· Ética
RECURSOS:
Revistas, livros, tesoura, palitos de picolé, sucatas, dados, lápis de cor, jogos de letras, sílabas, palavras e frases, pinturas, músicas, som, jornais, guaches, pedaços de E.V.A, papeis de diversas cores, botões .
MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar o desenvolvimento da percepção da criança e a descoberta de um mundo lógico, repleto de relações, expressões e conceitos matemáticos como: cores, numerais, números, cálculos, entre outros, desenvolvendo agilidade mental.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Compreender a construção do número, relacionando-o a noção de quantidade.
Interpretar e resolver problemas envolvendo dúzia e meia dúzia.
Resolver problemas e operações de adição, subtração, identificando os sinais de mais: + e menos -.
Oportunizar noções de medidas de tempo, capacidade, massa e comprimento.
Identificar as formas geométricas simples: quadrado, círculo triângulo e retângulo.
COMPETENCIAS E HABILIDADES:
A matemática é fundamental para a apreensão de conceitos de qualquer natureza e para o desenvolvimento de diversas competências, como:
· Iniciativa
· Criatividade
· Raciocínio lógico
· Habilidades de análise e senso crítico
· Disciplina
· Organização e determinação.
· Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
· Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
· Representar os números através desenhos, jogos e brincadeiras.
CONTEÚDOS:
Aprendendo a contar; • Números naturais 99 (no mínimo) • Ordem crescente e decrescente • Adição – Problemas • Sistema de numeração decimal • Subtração Problemas • Dúzia • Números pares e ímpares; ordinais (primeiro, segundo etc.); • Nosso dinheiro; • Horas exatas; • Geometria
METODOLOGIA:
Dramatização de situações que envolva relações de pertinência com os próprios alunos da classe.
Colocar os números na ordem crescente e decrescente
Escrita de numerais.
Escrita de quantidades através de ilustrações e colagens de materiais concretos.
cadernos, para identificação de quantidades,
Representação da adição e subtração da reta numerada, evidenciando a necessidades de contagem dos espaços.
Emprego do material concreto (lápis, palito, pedrinhas, números e numerais).
Interpretar e resolver problemas envolvendo dúzia e meia dúzia.
Interpretação de resolução de problemas de adição e subtração.
- Resolução de adições e subtrações sem recurso, e com recursos através de passos.
Seleção de objetos que usamos ao pares: sapatos meias luvas e brincos etc.
Interpretação de conjuntos com números pares e números ímpares de elementos
Complementação de tabelas de números pares e impares.
Identificação da formas geométricas.
Desenhos criativos empregando as formas geométricas.
AVALIAÇÃO:
O aluno deverá saber: reconhecer a ordem numérica bem com memorizar os fatos básicos das operações, valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações problemas. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.
TEMAS TRANSVERSAIS:
Educação Especial, Saúde, Ética, Valores, Temas locais, Consumo.
GEOGRAFIA E HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL:
Reconhecer e contextualizar o meio em que vive o aluno. Identificar como as pessoas constroem suas vidas nas relações familiares, no trabalho, nas atividades artísticas, na religiosidade e em outras instâncias que dão significado a sua existência.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Compreender que o aluno vive num determinado espaço.
Identificar os meios de transportes e comunicações mais utilizados pelo homem, nos dias atuais.
Identificar quem é o aluno.
Compreender o que é família e quais são as necessidades básicas do mesmo.
Compreender que a escola é uma instituição pública, na qual todos têm direito ao acesso e permanência para se apropriar do conhecimento acumulado historicamente.
Identificar as datas comemorativas tradicionais da região
COMPETENCIAS E HABILIDADES:
Compreender a importância do patrimônio cultural e respeitar a diversidade étnica.
Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos.
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
Identificar características de diferentes patrimônios étnico-culturais e artísticos. Caracterizar as lutas sociais, em prol da cidadania e da democracia, em diversos momentos históricos. Selecionar criticamente propostas de inclusão social, demonstrando respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural. Investigar criticamente o significado da construção e divulgação dos marcos históricos relacionados à história da formação da sociedade brasileira.
CONTEÚDOS:
Eu
· Família
· Escola
· Comunidade
· Meios de transportes
· Meios de comunicação
· Profissões
· Datas
· Comemorativas
METODOLOGIA:
Linha do tempo
· Arvore genealógica
· Trabalhar a certidão de nascimento
· Visita nos arredores da escola
· Álbum da vida
· Desenhar a família e a crianças
· Montar um de fatos da criança da família (do batizado ou do nascimento)
· Mural de profissões
· Entrevista com pai e mãe
· Desenho do bairro
· Palestra com pessoas idosas para contar historias do bairro, do seu tempo de criança.
· Brincadeiras do passado
· Brincadeiras do presente
· Dramatizações
· Dobraduras
· Pinturas
· Jogos
· Brincadeiras
· Musicas
· Poemas
· Poesias
AVALIAÇÃO:
O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.
TEMAS TRANSVERSAIS:
Saúde, Pluralidade cultural, Valores, Ética, Orientação sexual, Educação Especial, Temas locais, Consumo.
CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL:
Valorizar a importância dos cuidados coma saúde do próprio corpo, para a necessidade de cuidados com a higiene, alimentação, prevenção de acidentes, vacinação, atividades físicas e lazer.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
-Identificar o homem como um ser vive e se relaciona com outros seres e com o meio ambiente.
-Identificar os elementos que fazem parte da natureza (animais, plantas, ar, água, solo) e saber preservá-los.
COMPETENCIAS E HABILIDADES:
Debatendo com os seus colegas sobre as suas conclusões e duvidas.
· Aprender a trabalhar em equipe;
· Analisar criticamente os livros didáticos,
· Pesquisar, elaborar e ministrar aulas;
· Criação de materiais didáticos;
· Utilização de diferentes tipos de metodologia de ensino;
CONTEÚDOS:
O homem: ser vivo humano e racional
Noções das funções vitais,
identificação, relacionamento (respeito, amizade, limites, postura ética).
· Interação com o meio ambiente
· Higiene,
· Alimentação e saneamento básico.
· Ambiente
· Animais
· Plantas
· Ar
· Água
· Solo
METODOLOGIA:
Aula expositiva sobre o corpo humano.
Músicas sobre as partes do corpo.
Desenho das partes do corpo com identificação das suas partes.
Utilização de técnicas concretas da identificação das funções dos órgãos dos sentidos.
Recortes e colagens dos órgãos dos sentidos.
Aula expositiva sobre a origem dos alimentos.
Atividades escritas em folhas e no caderno.
Cartazes de produtos de limpeza e higiene pessoal, músicas e textos.
Apresentar os diversos tipos animais explorando seu habitat e sua classificação.
Mostrar aos alunos os diferentes tipos de plantas, levando a identificar as plantas como seres vivos e vegetais.
Promover passeios ao redor da escola para verificar vários tipos de plantas existentes.
Através de conversa informal, gravuras ou questões orais levar os alunos a concluir que a água é um elemento indispensável para vida.
Dramatizações
Dobraduras
Pinturas
Jogos
Brincadeiras
Musicas
Poemas
Poesias
AVALIAÇÃO:
O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.
TEMAS TRANSVERSAIS
Meio ambiente, Saúde, Ética, Pluralidade cultural, Educação especial, Temas locais, Consumo.
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO GERAL:
Despertar atitudes de admiração, alegria, louvor diante da criação vivenciando a fé em cada situação concreta e atual.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Identificar as datas comemorativas tradicionais da região.
Saber conviver e relacionar-se na sociedade.
Reconhecer as dádivas da vida.
Valorizar todos os tipos de religiões
COMPETENCIAS E HABILIDADES:
Respeitar a religião de cada criança.
Compreender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano, em sociedade, como um de seus agentes de transformações através dos valores.
CONTEÚDOS
Comemorar as datas cívicas e religiosas durante o ano.
Somos gente
Amigos
Saber respeitar e agradecer as dádivas da natureza: água, sol, terra, alimentos.
Valorizar todos os tipos de religiões respeitando suas crenças, valores e dádivas.
METODOLOGIA
· Companheirismo
· Direito e deveres
· Sensibilizar a fé independente de religião
· Palavras mágicas
· Músicas
· Histórias
· Murais
AVALIAÇÃO:
O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.
TEMAS TRANSVERSAIS:
Valores, Cultura, Meio ambiente, Educação especial.
"Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.
E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século."
(Mateus 28:18-20)
Livrinho Higiene Bucal
Olá amigos, dando continuidade ao projeto Higiene Bucal veja abaixo o livrinho que montamos.
Capa:
Algumas páginas do livrinho:
Baixe o Livrinho de 15 páginas aqui.
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Obs.: A capa do livrinho não está no download, basta desenhar um dente grande e escrever Projeto Higiene Bucal.
"Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis."
(Romanos 8:13)
05/01/2010
Como Construir Um Projeto de Trabalho II
Na postagem anterior apresentamos os primeiros passos para a construção de um projeto de trabalho, apresentamos agora a continuação:
Segundo Passo: O Roteiro
Feito o diagnóstico e encontrado o tema do projeto a ser desenvolvido com sua turma, que título dar a ele? E como estabelecer as justificativas e objetivos? Que metodologia seguir? O roteiro a seguir? O roteiro a seguir, proposto pela consultora Célia Godoy, ajuda o professor a montar seu projeto de trabalho, a partir de perguntas chaves.
1- Título
Para encontra-lo, parta da seguinte pergunta-chave: O que se pretende ? A resposta a esta pergunta constituí o título do projeto, que precisa ser positivo e fácil para as crianças. Não pode ser nem muito extenso, nem conter uma só palavra. No título precisa estar claro.
2- Justificativa
A pergunta chave e´: Por quê? Sabemos que o projeto nasce para resolver dificuldades e?ou problemas da turma e ao respondermos a esta questão resolvemos a justificativa, as razões e a relevância da realização do projeto. A resposta precisa destacar a importância do projeto para a comunidade, citando as dificuldades detectadas no diagnóstico situacional realizado anteriormente com as crianças e?ou pais.
3- Objetivos
Para defini-los a pergunta e´: Para quê? As respostas são os objetivos do projeto que irão direcionar todo o trabalho, por isso a necessidade de escrever com cuidado e clareza.
4- Metodologia
A pergunta e´: Como? Para responder Célia Godoy aconselha usar como0 referencia 10 fases de aprendizagem colaborativa, de Maria Aparecida Behrens, educadora brasileira.
1ª fase: Apresentação e discussão do projeto
2ª fase: Problematização do tema:
3ª fase: Contextualização
4ª fase: Aulas teóricas exploratórias
5ª fase: Pesquisa individual
6ª fase: Produção individual
7ª fase: Discussão coletiva e critica
8ª fase: Produção coletiva
9ª fase: Pratica social ou produção final
10ªfase: Avaliação coletiva do projeto
5- Recursos Humanos
A pergunta-chave que o professor pode se fazer e´: Com quem? A resposta levara´`as pessoas envolvidas na execução do projeto, numero e função dos participantes.
6- Materiais
Com o quê? Ao responder esta pergunta, o professor define quais recursos materiais serão utilizados.
7- Cronograma
Quando?Respondendo a essa pergunta o professor consegue montar seu cronograma,com cada etapa do projeto.
8- Avaliação
Deve acompanhar todo o processo de execução do projeto e deve estar vinculada `a resolução dos problemas (explicitados na justificativa) e ao alcance dos objetivos.
Dica importante!
A criança deve sempre ser informada sobre o que ira´estudar. Não se podem traçar objetivos para uma turma e não apresenta-los a ela. A professora precisa mostrar o resultado do diagnostico: "olha, turma, parece que muitos de vocês tem vontade de estudar este assunto, então o nosso projeto sera´sobre ele e vamos fazer tais e tais atividades."
"A intimidade do SENHOR é para os que o temem,
aos quais ele dará a conhecer a sua aliança."
(Salmos 25:14)
aos quais ele dará a conhecer a sua aliança."
(Salmos 25:14)
03/01/2010
Como Construir Um Projeto de Trabalho I
Olá amigos, com o fim do ano letivo estamos agora usufruindo do nosso merecido descanso, para quem mesmo nas férias gosta de estar lendo, buscando..., e enfim não consegue nem querendo "se desligar" deixo uma matéria muito interessante sobre a criação e desenvolvimento de projetos de trabalho. Nele a Revista Guia Prático Para Professores de Ed. Infantil com a colaboração da Consultora educacional Célia Godoy traçam um roteiro para construirmos projetos de trabalho sem medo de errar.
Pergunta ao professor:
Pergunta ao professor:
Você desenvolve projeto de trabalho com seus alunos? Possivelmente a resposta é positiva, mais aí surge uma outra pergunta: esses projetos estão alinhados a uma pedagogia de projetos? e é então que a questão fica um pouco mais nebulosa.
"Uma coisa é o professor montar projetos de trabalho a partir de temas que ele
ou a escola acham interessantes (Copa do mundo, por exemplo), sem a participação
das crianças. A outra é construir um projeto de trabalho a partir de
uma necessidade da turma previamente diagnosticada, de forma a lançar desafios
para toda a comunidade escolar e edificar valores." Célia Godoy
Segundo ela , apenas essa segunda estratégia está de acordo com a pedagogia de projetos, que pressupõe uma mudança de postura do professor e uma rotina de escuta bastante séria, pois é ouvindo as crianças e suas famílias que os problemas são identificados, dando origem aos projetos de trabalhos. "É importante saber que os projetos nascem dentro das pessoas e não fora delas. Há escolas que traçam objetivos para os alunos alcançarem, quando na verdade isso deve ser compartilhado. Ao professor cabe o papel de mediador do processo de aprendizagem", afirma.
Primeiro passo: O Diagnóstico
Na pedagogia de projetos, nenhum projeto de trabalho pode ser definido sem antes ouvir os alunos e seus familiares. Sondar, investigar, conversar são algumas das ações obrigatórias desse processo, para, assim, poder levantar as necessidades do grupo. "O primeiro passo de qualquer projeto de trabalho precisa ser o diagnóstico situacional, que irá apontar os conflitos, os problemas ou as demandas educacionais das crianças, e isso pode ser feito logo nos primeiros dias de aula, pelo professor", explica Célia Godoy. Em seguida ela dá algumas orientações para você fazer um bom diagnóstico da turma:
1- Ao elaborar e ampliar o diagnóstico, é necessário tabular as respostas e a partir daí utilizá-las para escolher o tema a ser trabalhado
. É importante avaliar a vontade da criança à necessidade detectada pelo educador
. Por meio da tabulação dês dados podemos:
· Identificar medos, ansiedades, conflitos, dúvidas e inquietações dos educando e dos pais;
· Entender as relações existentes entre alunos e a escola;
· Valorizar o ser humano com o qual se trabalha;
· Praticar o exercício democrático;
· Envolver pais e crianças na concepção da pedagogia de projetos;
· Fortalecer a autoestima do aluno.
2- Aproveite a primeira reunião do ano com os pais e, na ocasião, peça que preencham um rápido questionário.
. Comunique-os sobre o propósito dessas perguntas e avise que você está coletando temas para a construção de um projeto de trabalho
. Quais valores a família procura desenvolver com os filhos em casa?
De que forma a criança colabora com as tarefas cotidianas na da casa (molha a planta, tira os pratos da mesa etc)?
Que tipo de lazer a família costuma programar com os filhos?
3- Com as crianças procure saber:
O que ela mais gosta na ?
O que ela gostaria de mudar?
O que ela mais gosta de fazer?
E de assistir na TV?
4- Aproveite o primeiro mês de aula para investigar as crianças e seus pais (e as relações entre eles) de forma a traçar um perfil da turma que está com você no novo ano letivo. Na escola, apure a sua escuta para os comentários dos alunos e fique sempre ligado ao que acontece fora dos muros da escola que pode afetar as crianças.
. É importante avaliar a vontade da criança à necessidade detectada pelo educador
. Por meio da tabulação dês dados podemos:
· Identificar medos, ansiedades, conflitos, dúvidas e inquietações dos educando e dos pais;
· Entender as relações existentes entre alunos e a escola;
· Valorizar o ser humano com o qual se trabalha;
· Praticar o exercício democrático;
· Envolver pais e crianças na concepção da pedagogia de projetos;
· Fortalecer a autoestima do aluno.
2- Aproveite a primeira reunião do ano com os pais e, na ocasião, peça que preencham um rápido questionário.
. Comunique-os sobre o propósito dessas perguntas e avise que você está coletando temas para a construção de um projeto de trabalho
. Quais valores a família procura desenvolver com os filhos em casa?
De que forma a criança colabora com as tarefas cotidianas na da casa (molha a planta, tira os pratos da mesa etc)?
Que tipo de lazer a família costuma programar com os filhos?
3- Com as crianças procure saber:
O que ela mais gosta na ?
O que ela gostaria de mudar?
O que ela mais gosta de fazer?
E de assistir na TV?
4- Aproveite o primeiro mês de aula para investigar as crianças e seus pais (e as relações entre eles) de forma a traçar um perfil da turma que está com você no novo ano letivo. Na escola, apure a sua escuta para os comentários dos alunos e fique sempre ligado ao que acontece fora dos muros da escola que pode afetar as crianças.
Continua...
Fonte:Revista Guia Prático Para Professores de Ed. Infantil - Ano 7 - N° 83. Editora Lua.
"Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados."
(1 João 4:10)
(1 João 4:10)
02/12/2007
Projeto Chapéuzinho Vermelho
Dos dias 09/07 ao 20/07 estarei trabalhando com esse projeto - não foi eu quem criou, mas senti a necessidade de trabalhar esse clássico nessas duas semanas que antecedem o recesso escolar. Fiz algumas adaptações para se adequar à minha turma e aos meus objetivos. Se alguém souber quem o criou me avise para eu dar os devidos créditos, Ok?
JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita
MATERIAL
CD da história Chapeuzinho Vermelho
Vídeo: Deu a Louca na Chapeuzinho; Televisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
3) Ouvir o CD;
4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
5)Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
6) Assistir o filme - Deu a Louca na Chapeuzinho fazer a comparação com a história;
7) Dramatização e teatro com dedoches;
8) Atividades orais e/ou escritas tais como:
Escrita de palavras com letras móvel
Caça-personagens
Cruzadinha
Receita
Seqüência com tarjas (música)
Reescrita coletiva do texto
Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez?
Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
1) Diga sim ou não nas características do lobo: (Oralmente) feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pêlos, selvagem, bípede.
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pêlos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características. 3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente)4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem. 6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Diga o nome de alguns. (Oralmente)
7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima. (Oralmente)
Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar 8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente)
9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele? (Oralmente)
10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente)11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? (Oralmente)
12) Em qual zona você mora? (Oralmente)
13) Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente)
14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente)
15) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? (Oralmente)
16) Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa? (Oralmente)
17) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós? (Oralmente)
18) Desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre Aquático Aéreo
19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê? (Oralmente)
20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).
21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente) Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município,
MATEMÁTICA (DIRIGIDA)
1) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5 espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quanta espiga usaria? (Desenhar as espigas de milho).
2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? (Representar o dinheiro através de cédulas ou moedas).
3) Se eu trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno iria receber? (Desenhar o número de alunos e os doces. Depois ligar um ao outro).
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
As páginas do livrinho são coladas no avental da Chapeuzinho:
Agradeço novamente à maravilhosa Kris que me enviou o modelo desse livrinho.
Livro "Gigante" da Chapeuzinho Vermelho
Projeto
OLA!!!
AQUI VAI O PROJETO QUE TRABALHAREI NESSE PRIMEIRO TRIMESTRE:
PROJETO INTERDICIPLINAR
1° TRIMESTRE DE 2007.
1.IDENTIFICAÇÃO:
SÉRIE: 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TOTAL DE ALUNOS: 18.
DOCENTE: GREICE P. Z. DE AMORIM.
2.TEMA:
A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDISAGEM DA CRIANÇA.
3.SUBTEMAS:
Família
Escola
Criança
4.JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
5. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ØValorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
ØPromover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
ØRessaltar a importância da afetividade na escola e na família;
ØTrabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
ØOrientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
ØAdotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
ØAprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
7.DESENVOLVIMENTO:
ØConversação;
ØFilmes;
ØCantigas de roda
ØHistórias;
ØMúsicas;
ØContos;
ØPasseio na casa dos alunos;
ØPromover jogos;
ØPiquenique;
ØConversação sobre a família;
ØOrigem do nome;
ØÁlbum do nome;
ØPesquisa da família montando a árvore geanológica;
ØTrazer fotografias da família;
ØMural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
ØAjudante do dia;
ØCorpo humano;
ØCuidado com as coisas alheias.
7.1- Metodologia:
ØAdaptar filmes sobre a família;
ØTrabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
ØDiscutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
ØFazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
ØTrabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
ØTrabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
7.2- CONTEÚDOS:
ØLinguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
ØLógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas
ØHistória e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
ØCiências; higiene e corpo humano;
ØEnsino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.
8.ATIVIDADES:
ØReleitura de filme sobre a família;
ØUtilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
ØTrabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
ØPedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
ØRecorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
ØPartindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
ØTrabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.
9.AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
10. CRONOGRAMA:
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