terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Lembrancinha Dia das Mães - Porta pano de prato

Olha só esse Porta Pano de prato!!! As mães vão adorar.


Molde para imprimir


Lembrancinha Dia das Mães - Escorador de Porta

Achei na internet e gostei.
Muito fácil, dentro acredito que pode ser um saquinho plastico com areia e depois coberto com o TNT.

Veja as fotos:



Fica a dica!

Lembrancinha dia das mães - Porta Retrato

Olha que simples, bonito e prático esse porta retrato feito com palitos de picolés.



Dia do Circo - Artes

Bilboquê de palhacinho.
(molde)

(depois de pronto)

Fonte: Google imagens


Origami - Atividades de Artes

Não há data exata do surgimento da arte milenar do origami, alguns historiadores acreditam que tenha surgido após a invenção do papel, quando o mesmo foi introduzido no Japão por volta dos séculos V e VI, sendo uma decorrência natural da invenção do papel. A técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro.
As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros. As primeiras dobraduras foram criadas quando o Estado e a religião eram um só, dessa forma representavam a natureza das cerimônias religiosas.
Estes, porém, eram a mistura de origami com kirgami (arte de formar figuras através de recortes de papéis), eram confeccionados com papéis manufaturados unicamente para o uso dos sacerdotes xintoístas. Com a intenção de honrar o espírito das árvores que davam vida ao papel, os sacerdotes xintoístas passaram a pregarregras rígidas para a arte do origami como, por exemplo, não cortar ou colar as folhas.
Até metade do século XIX, a arte das dobraduras era restrita aos adultos pelo alto custo do papel, porém, em 1876, o origami passou a ser ensinado nas escolas, fazendo parte da educação dos japoneses.
























(Texto Brasil Escola)


Massinha de modelar caseira

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara e meia de sal
6 colheres de chá de cremor de tártaro. Caso não ache, pode substituir por fermento em pó.
3 1/4 xícaras de água
3 colheres de óleo
Corante alimentício (anilina colorida nas cores que você quiser)
Misture todos os ingredientes secos juntos em uma panela grande até que não hajam pedaços.
Misture os ingredientes úmidos (exceto o corante alimentício) até que não permaneçam pedaços.
Cozinhe em fogo alto por 3-4 minutos, até que uma massa se forme.
Separare em várias porções, adicione corante alimentício em cada porção separada e amasse até a cor ficar uniforme.

Papel Reciclado

O que acha de explorar os dons artesanais nas férias?


Aprenda a fazer papel reciclado. Já fiz com meus alunos e foi uma bela experiencia.


Como fazer?

Receita de papel reciclado passo a passo:

Reciclar papel pode ser uma atividade muito interessante. Você pode fabricar seu próprio papel reciclado a partir de papéis velhos que você tenha. Com os papéis reciclados você pode fazer embalagens de presente, cartões personalizados e tudo o que a sua imaginação mandar. Vejamos como é fácil fazer papel reciclado:


Ingredientes:


-          Papéis usados, como embrulhos, folhas, revistas, cartões, jornais, etc.
-          Jornais (para secar os papéis)
-          Água

Materiais:

-          Recipientes para cada tipo de papel
-          Liquificador / misturador (ou alternativamente, batedeira ou varinha mágica)
-          Bacia funda
-          Peneira, que caiba na bacia, com a forma desejada
-          Panos velhos

Como fazer o papel reciclado

1. Pique o papel para um recipiente com água suficiente para cobrir o papel (poderá separar o papel em diferentes recipientes consoante o tipo ou cor do papel). Deixe-o a repousar por pelo menos 1 dia (o papel pode ficar de molho por semanas, desde que em recipientes limpos).
Pode ainda incorporar no papel reciclado que vai fazer: folhas secas, pequenas lascas de madeira, cebola triturada, bocadinhos de corda, etc, para fazer bonitos cartões decorativos. Para obter um papel reciclado colorido, deixe também de molho papéis de cores fortes.
(foto ilustrativa)
2. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. A própria “água do molho” pode ser aproveitada. Bata a mistura até obter a textura desejada (quanto mais bater, mais homogénea ficará a mistura, mas não bata demais porque o papel tornar-se-à quebradiço).

3. Despeje o papel batido na bacia com água até ½. Agite a mistura com a mão para as partículas de papel não se depositarem no fundo.
(foto ilustrativa)
4. Mergulhe a peneira pela lateral da bacia até ao fundo, subindo-a lentamente, sem incliná-la, apanhando as partículas em suspensão e formando uma camada de papel sobre a peneira. Se desejar papel mais grosso, adicione papel batido à bacia, agite e peneire novamente.

5. Coloque a peneira sobre um jornal, para secar a superfície inferior. Passe a mão sob a peneira inclinada para escorrer água. Troque o jornal até este não ficar mais molhado.

6. Ainda sobre o jornal, cubra a peneira com um pano e aperte para secar a superfície superior da folha. Use vários panos até que não molhem a mão no toque. Observe atentamente se não há bolhas, buracos ou imperfeições no papel. Se houver, despreze essa folha e repita o procedimento das etapas 4 e 5.

7. Vire a peneira sobre o jornal seco e dê várias pancadas no fundo. A folha deve soltar-se. (Se o papel estiver muito húmido, a folha não cai). Nesta fase, poderá adicionar folhas e flores secas, para decorar o papel.

8. Coloque a folha entre jornais secos e deixe-a secar até ao dia seguinte. Poderá prensá-la, com auxílio de livros pesados e grandes, como listas telefónicas. Pronta, esta folha poderá ser escrita, cortada, dobrada, colada, pintada e muito mais.
O processo de reciclagem de papel poderá servir para fazer folhas de papel reciclado, mas também peças modeladas e coloridas por si, usando a sua criatividade, através da técnica dopapel machê.

9. As sobras de papel picado ou batido podem ser peneiradas, esprimidas e encaminhadas para reciclagem selectiva e a água que sobre na bacia pode ser despejada no vaso ou jardim.

No começo vocês vão se espantar com o cheiro que não é muito agradável, mas depois de pronto, pintado, fica lindo.

Olha os que realizei com meus alunos:

O cofrinho de porquinho foi feito com balão. A criança enche o balão, pega a massa e contorne todo o balão com a massa do papel, deixe secar de um dia para outro. Os pezinho cola com cola quente 4 tampinhas de refrigerante, e o nariz tampinha de desinfetante. As orelhas são feitas com papelão. Depois é só pintar e vernizar. Ahhhh, as vasilhas são feitas com vasilhas de plastico e alumínio servindo como molde, a forma é a mesma do porquinho, vai colocando papel em volta, deixa secar de um dia para outro, depois pintar e colocar sobre a mesa com belas frutas rsrsrs, sendo que as frutas também podem ser feitas de papel reciclado. Quando fiz, nós até realizamos uma exposição dos trabalhos, as crianças amaram a ideia, e muitos diziam que tinham feito a experiencia em casa. Legal não é?  

 2011

Sacolinha Surpresa


CATEQUISTA DENISE ESTA É PRA VOCÊ !!!

Dias atrás recebi um comentário de uma querida leitora e seguidora do blog, que é a Denise. Ela pediu para que eu explicasse detalhadamente como se faz a sacolinha surpresa que dei na festinha de encerramento da catequese. Confesso que fiz tudo no olho, e quebrei cabeça até sair a sacolinha rsrs.

Mas para facilitar para meus seguidores interessados em aprender, eu preparei alguns moldes bem simples, mas é para que possam ter uma noção melhor ok? Quanto ao tamanho da sacolinha fica a critério, pois dependerá do que será o recheio hehehe, se for bastante coisa, faz ela maior, se for menos, menor ok?

Vai as dicas:

Molde das abas da sacolinha:


Amplie a imagem e imprima do tamanho de uma folha A4 horizontal.

Molde do Cálice para decoração da sacolinha:


Imprima do tamanho que achar necessário para a sacolinha. Ficou um pouquinho torto, mas na hora de riscar em um E.V.A (de preferencia amarelo) faça a correção.

A hóstia eu usei um copo de vidro como molde.

No final o resultado será este aqui:


Dentro da Sacolinha eu coloquei um livrinho ensinando orações do terço que achei no blog da Cláudia CLIQUE AQUI e também coloquei um tercinho pra cada um, assim as crianças aprendam a rezar o terço lendo o livrinho. Fiz uma caixinha para colocar o tercinho. Aqui está o molde dela.


Fiz com papel Color Set. E na frente colei esta figura aqui:
Azul colei na caixinha dos meninos e Rosa das meninas, e o papel da caixinha são vermelhos .


Caixa pedagógica

Materiais:
  • uma caixa grande de papelão;
  • EVA de várias cores;
  • caixinhas de vários tamanhos forradas;
  • potinhos decorados com fita adesiva colorida (iogurte e outros);
  • tudos de cartão.
Procedimento: Fazer cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas. Com esse brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas outras propostas que surgirão deles mesmos.

Jogo da Trilha em E.V.A

Olha essa ideia de jogo da trilha. Podemos adapta-la à vários temas e levar para as aulas escolares e para encontros de catequese, de acordo com o tema do jogo.




Fantoche de PET

Criançada de recesso escolar, cheias de energias para gastar, então vai a dica.

Pegue uma garrafa PET vazia, retalhos de panos bem bonitos, EVA e lãs.

Agora observe as fotos e coloque a criatividade em prática.











Do jeito que eu gosto, fácil, prático e lindo fantoche. 
Quem fazer me avise, ou melhor, me envie fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário