PROJETO: ALIMENTAÇÃO, CULTURA E QUALIDADE DE VIDA - Leia mais
A mulher precisa cada vez mais usar alimentos industrializados para preparar as refeições. Isso vem gerando muitos problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente, obesidade
JUSTIFICATIVA: A família sofreu e ainda vem sofrendo profundas transformações. Entre elas destacamos a necessidade da mulher buscar seu espaço no campo de trabalho. Muitas vezes tendo uma jornada dupla (trabalho,cuidados do lar e família) a mulher precisa cada vez mais usar alimentos industrializados para preparar as refeições. Isso vem gerando muitos problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente, obesidade.
Além desses problemas que afetam o indivíduo há outro em âmbito maior, que afeta a toda a sociedade: a população cresceu num ritmo acelerado e a produção de alimentos não acompanhou esse crescimento. Outro grande problema é o desperdício e o consumismo desenfreado. Poucos têm muito e muitos sobrevivem de migalhas, de restos. A desnutrição assola os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Faz-se necessário uma reflexão seguida de ação. Precisamos rever nossos conceitos e preconceitos. Muitos alimentos são jogados enquanto a fome assola o povo. Muitas vezes esse desperdício ocorre por ignorância. Então, é necessário repensar a alimentação e buscar novos caminhos. Os alimentos alternativos se encaixam como solução para o problema da fome e da miséria.
Através dos hábitos e costumes de um povo, entre eles a alimentação, podemos desvendar os principais traços culturais, entender o passado, analisar o presente e vislumbrar o futuro. Pelo viés da alimentação é possível aprender História e Geografia de forma divertida e interessante.
OBJETIVO: Gerar a reflexão sobre o consumo sustentável, aproveitamento dos alimentos e seus nutrientes, alimentação saudável e equilibrada .
Que o aluno seja capaz de refletir sobre saúde e alimentação sendo capaz de buscar as informações necessárias de forma autônoma e responsável.
Entender o processo histórico pelo viés da cultura, no caso específico, dos hábitos alimentares.
Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados.
Valorizar a alimentação oferecida na escola.
Educar os alunos sobre a importância dos tributos pagos ou recolhidos e o retorno destes benefícios para a população proporcionando uma melhoria na qualidade de vida.
ESTRATÉGIA: Num primeiro momento alunos e professor conversarão sobre a importância da alimentação. Através de diferentes fontes de pesquisa deverão pesquisar sobre alimentação saudável e necessária para o nosso corpo.
Na segunda etapa iremos conversar sobre a alimentação oferecida na escola. Valorização da merenda oferecida. De que forma é preparada, e os nutrientes que compõe a alimentação. Da onde vem e quem paga a merenda oferecida na escola.
A última etapa do projeto é a finalização do projeto onde haverá elaboração de cardápios de baixo custo e saudável.
Cartazes com diferentes tipos de alimentação.
Quadro comparativo de alimentos saudáveis e alimentos industrializados.
Música: Planeta Azul.
Filme: Tainá: Uma aventura na Amazônia.
AVALIAÇÃO: A avaliação será constante. O professor estará atento ao interesse, participação, colocação de opiniões, colaboração... Mas, a melhor avaliação se dará a longo prazo, ou seja, quando o aluno colocar em prática tudo que aprendeu.
EEB CAETANO BEZ BATTI
PROF.ª: LUCIMARA MARTINS BARZAN
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO FISCAL
JUSTIFICATIVA: A família sofreu e ainda vem sofrendo profundas transformações. Entre elas destacamos a necessidade da mulher buscar seu espaço no campo de trabalho. Muitas vezes tendo uma jornada dupla (trabalho,cuidados do lar e família) a mulher precisa cada vez mais usar alimentos industrializados para preparar as refeições. Isso vem gerando muitos problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente, obesidade.
Além desses problemas que afetam o indivíduo há outro em âmbito maior, que afeta a toda a sociedade: a população cresceu num ritmo acelerado e a produção de alimentos não acompanhou esse crescimento. Outro grande problema é o desperdício e o consumismo desenfreado. Poucos têm muito e muitos sobrevivem de migalhas, de restos. A desnutrição assola os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
VEJA MAIS
Faz-se necessário uma reflexão seguida de ação. Precisamos rever nossos conceitos e preconceitos. Muitos alimentos são jogados enquanto a fome assola o povo. Muitas vezes esse desperdício ocorre por ignorância. Então, é necessário repensar a alimentação e buscar novos caminhos. Os alimentos alternativos se encaixam como solução para o problema da fome e da miséria.
Através dos hábitos e costumes de um povo, entre eles a alimentação, podemos desvendar os principais traços culturais, entender o passado, analisar o presente e vislumbrar o futuro. Pelo viés da alimentação é possível aprender História e Geografia de forma divertida e interessante.
OBJETIVO: Gerar a reflexão sobre o consumo sustentável, aproveitamento dos alimentos e seus nutrientes, alimentação saudável e equilibrada .
Que o aluno seja capaz de refletir sobre saúde e alimentação sendo capaz de buscar as informações necessárias de forma autônoma e responsável.
Entender o processo histórico pelo viés da cultura, no caso específico, dos hábitos alimentares.
Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados.
Valorizar a alimentação oferecida na escola.
Educar os alunos sobre a importância dos tributos pagos ou recolhidos e o retorno destes benefícios para a população proporcionando uma melhoria na qualidade de vida.
ESTRATÉGIA: Num primeiro momento alunos e professor conversarão sobre a importância da alimentação. Através de diferentes fontes de pesquisa deverão pesquisar sobre alimentação saudável e necessária para o nosso corpo.
Na segunda etapa iremos conversar sobre a alimentação oferecida na escola. Valorização da merenda oferecida. De que forma é preparada, e os nutrientes que compõe a alimentação. Da onde vem e quem paga a merenda oferecida na escola.
A última etapa do projeto é a finalização do projeto onde haverá elaboração de cardápios de baixo custo e saudável.
Cartazes com diferentes tipos de alimentação.
Quadro comparativo de alimentos saudáveis e alimentos industrializados.
Música: Planeta Azul.
Filme: Tainá: Uma aventura na Amazônia.
AVALIAÇÃO: A avaliação será constante. O professor estará atento ao interesse, participação, colocação de opiniões, colaboração... Mas, a melhor avaliação se dará a longo prazo, ou seja, quando o aluno colocar em prática tudo que aprendeu.
EEB CAETANO BEZ BATTI
PROF.ª: LUCIMARA MARTINS BARZAN
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO FISCAL
Como fazer plano de aula: Passo a Passo
Projeto e Plano de Aula: Passo a passo
1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
A escolha do tema pode ser influenciada por um assunto do momento, uma data comemorativa ou mesmo fazer parte da grade curricular padrão.
Em nosso site você pode pesquisar diversos temas, navegando pelo menu lateral ou realizando uma pesquisa na caixa de busca.
2º Passo: Série ou turma
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;
3º Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que vc consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido;
4º Passo: Disciplina
Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;
5º Passo: Objetivos de planos de aula
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus alunos.
Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o impteresse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;
É importante destacar que os objetivos do plano de aula não precisam ser necessariamente objetivos grandiosos e resultantes em grandes projetos. Uma vez aplicado no ambiente escolar, o objetivo se torna unicamente o aprendizado do conteúdo trabalhado no plano de aula.
6º Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas idéias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc; O plano de aula pode envolver jogos e brincadeiras, tornado o aprendizado mais divertido.
São materias que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materias recicláveis, etc; Vale lembrar que o planejamento desses recursos deve ser feito com antecedência, para garantir que estarão disponíveis.
Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e arendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto.
É importante que você mesmo tenha um modelo de passo a passo para o plano de aula, isso ajudará na elaboração de projetos ao longo do tempo, você adquire mais experiência e acumula idéias para as próximas vezes que precisar montar um plano de aula divertido e educativo.
O planejamento escolar é um conjunto de planos de aula, que pode ser elaborado antes ou durante o ano letivo, mas não deve ser fixo e seguido a risca, ele deve atender ao seu contexto escolar.
Vale lembrar que, principalmente para a educação infantil, alguns planos de aula estarão presentes todos os anos, como no caso de datas especiais.
Então vale a pena ao longo do ano ir coletando idéias para as aulas sobre o dia da mulher, dia dos pais, festas juninas e outras atividades para datas comemorativas.
Alguns temas são recorrentes em várias etapas da vida escolar do aluno, como as disciplinas de português e matemática, então podem ser projetos de médio a longo prazo. Outros temas recorrentes como meio ambiente podem ser tratados como planos de aula escolares.
Lembre-se de compartilhar e conversar sobre seus planos de aula com seu colegas. Uma experiência anterior de um professor pode valer mil vezes mais do que um projeto pronto fantástico que encontrou na internet.
Entre as dicas para se fazer um plano de aula, sempre destacamos que a pesquisa e os objetivos são os pontos principais. Pois da pesquisa partem as idéias que resultarão no objetivo esperado.
Se você tem outras idéias para planos de aula, não deixe de comentar!
em breve:
- Como fazer um plano de aula
- Criando planos de aulas criativos
- Um calendário para seus planos de aulas
- 20 planos de aulas para download
Como fazer um plano de aula?
Ao elaborar uma aula, é sempre importante partir do tema que será abordado:Como escolher um tema de aula?
1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
A escolha do tema pode ser influenciada por um assunto do momento, uma data comemorativa ou mesmo fazer parte da grade curricular padrão.
Em nosso site você pode pesquisar diversos temas, navegando pelo menu lateral ou realizando uma pesquisa na caixa de busca.
Como definir a aplicação do plano de aula?
2º Passo: Série ou turma
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;
Quanto tempo deve durar um plano de aula?
3º Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que vc consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido;
Como definir a disciplina do plano de aula?
4º Passo: Disciplina
Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;
Qual o objetivo do plano de aula?
5º Passo: Objetivos de planos de aula
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus alunos.
Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o impteresse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;
É importante destacar que os objetivos do plano de aula não precisam ser necessariamente objetivos grandiosos e resultantes em grandes projetos. Uma vez aplicado no ambiente escolar, o objetivo se torna unicamente o aprendizado do conteúdo trabalhado no plano de aula.
Qual o objetivo do plano de aula?
6º Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas idéias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc; O plano de aula pode envolver jogos e brincadeiras, tornado o aprendizado mais divertido.
Quais recursos usar no plano de aula?
7º Passo: RecursosSão materias que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materias recicláveis, etc; Vale lembrar que o planejamento desses recursos deve ser feito com antecedência, para garantir que estarão disponíveis.
Como avaliar o plano de aula?
8º Passo: AvaliaçãoAvaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e arendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto.
O que observar no plano de aula?
Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é igual ao outro, devemos seguir a exigencia de cada instituição de ensino, se a sua idéia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.É importante que você mesmo tenha um modelo de passo a passo para o plano de aula, isso ajudará na elaboração de projetos ao longo do tempo, você adquire mais experiência e acumula idéias para as próximas vezes que precisar montar um plano de aula divertido e educativo.
O planejamento escolar é um conjunto de planos de aula, que pode ser elaborado antes ou durante o ano letivo, mas não deve ser fixo e seguido a risca, ele deve atender ao seu contexto escolar.
Vale lembrar que, principalmente para a educação infantil, alguns planos de aula estarão presentes todos os anos, como no caso de datas especiais.
Então vale a pena ao longo do ano ir coletando idéias para as aulas sobre o dia da mulher, dia dos pais, festas juninas e outras atividades para datas comemorativas.
Alguns temas são recorrentes em várias etapas da vida escolar do aluno, como as disciplinas de português e matemática, então podem ser projetos de médio a longo prazo. Outros temas recorrentes como meio ambiente podem ser tratados como planos de aula escolares.
Lembre-se de compartilhar e conversar sobre seus planos de aula com seu colegas. Uma experiência anterior de um professor pode valer mil vezes mais do que um projeto pronto fantástico que encontrou na internet.
Entre as dicas para se fazer um plano de aula, sempre destacamos que a pesquisa e os objetivos são os pontos principais. Pois da pesquisa partem as idéias que resultarão no objetivo esperado.
Se você tem outras idéias para planos de aula, não deixe de comentar!
em breve:
- Como fazer um plano de aula
- Criando planos de aulas criativos
- Um calendário para seus planos de aulas
- 20 planos de aulas para download
Eu indico a coleção Dia a Dia do professor, Alfabetização Sem
Segredos, qual série vc vai lecionar?
Nesse Picasa tem a coleção Dia a Dia do professor:
http://picasaweb.google.com/professoralikaa2
Abraços
Susana Sol
Olá Profa. Milena, colegas.
Como trabalho com projetos em torno de 3(três) anos penso que é
possível lhe dar algumas dicas, baseado em minha experiência:.
Primeiramente penso que é necessário ter em mente quais saberes
(habilidades) deseja desenvolver em seu grupo de trabalho.
Definido o objetivo, em segundo lugar, é necessário planejar de que
forma você quer conquistar os objetivos, fase que chamamos de
metodologia.
Feito isto, de acordo com sua metodologia, reúna o maior número de
atividades que se relacionem com o contexto a ser abordado. Lembre-se
que é recomendável a diversificação de atividades. Por exemplo: se
está trabalhando com alfabetização, utilize-se de cruzadinhas, caça
palavras, liga pontos, enigmas, filmes em dvd, jogos em computador,
etc..., de preferência todos trabalhando o mesmo tema, para favorecer
a fixação na memória das crianças (os resultados são bem legais).
Já caminhando para o final do projeto, pense de que forma avaliará os
saberes desenvolvidos pelos pequenos: ditado; produção de frases; e se
estiver bem feliz com o trabalho até o desenvolvimento de um pequeno
texto.
É isso colega, espero ter colaborado, ok.
Segue um link que talvez te ajude:
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organ...
Att.
Prof. Pedro Póvoas
Planejamento 2014 com a 5º ano educação infantil
A proximidade das eleições possibilita que se trabalhe em sala de aula o tema "Ética"
Discutir ética em sala de aula...
· Mostra que os valores são aprendidos no dia-a-dia;
· Leva à experimentação de regras e ao respeito mútuo.
Proposta de trabalho
· Iniciar com a leitura e interpretação de uma história em quadrinhos sobre o funcionamento da democracia: voto, campanhas eleitorais e cargos políticos (explorar esses itens).
· Após, cada aluno irá criar sua própria HQ.
· Leitura da crônica "Todos os Brasis", de Marta Medeiros.
· A partir da crônica, criar um mural, dividido em dois lados, "Brasil que temos" e "Brasil que queremos"
· Finalizar com a escrita de textos em que os alunos escolhem um cargo político e dizem o que fariam se ocupassem essa posição.
· Trazer para a aula um recorte com a notícia mais impressionante do dia (pode ser uma vez por semana, por exemplo). Explorar as notícias, colocar num mural, o aluno resume a notícia e fala oralmente, pode ser em forma de noticiário, etc.).
Brasil que temos – montar com papel nas cores da bandeira e anotações como cada um vê a situação política do país.
Brasil que queremos – anotações com as transformações desejadas em destaque.
Fonte: Ideia baseada e adaptada da revista Nova Escola de setembro/2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário