quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ATIVIDADE PROVINHA BRASIL CIÊNCIAS 5º ANO.




ATIVIDADE PROVINHA BRASIL CIÊNCIAS 5º ANO. (EMAIL) ROSANGELA APARECIDA.

ATIVIDADES 5º ANO CIÊNCIAS.





Atividade de Educação Religiosa - A Parábola do tesouro achado.







Atividade sobre a parábola do tesouro achado... Reino de Deus.

Essa atividade tem como objetivo reconhecer os tesouros de Deus e demonstrar que eles são mais importantes que os tesouros da terra, que os tesouros de Deus são mais importantes que os bens materiais. 
Aprender a reconhecer o valor das ações, dos sentimentos.

Para salvar clique nas imagens. 

SIMULADO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA / 2º ANO.

 PARA SALVAR CLIQUE NAS IMAGENS. 





SIMULADO PARA O 2º ANO DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA. 3º BIMESTRE.
CRÉDITOS: PROF GIU (EMAIL).

SIMULADO, 2º ANO., Atividades., LÍNGUA PORTUGUESA, Matemática, AVALIAÇÃO.



ATIVIDADES AVALIATIVAS DO 2º BIMESTRE. 3º ANO.






ATIVIDADES AVALIATIVAS DO 2º BIMESTRE 3º ANO DE LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E ARTE. 
CRÉDITOS: WAGNER MILLER.

MODELO DE AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO.



MODELO DE AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO.
CLIQUE NA IMAGEM PARA SALVAR.
 
FONTE: DENISE JORDÃO (EMAIL)
 

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA!!!



AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA O 4º ANO. CLIQUE NAS IMAGENS PARA SALVAR. 

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS!!!



AVALIAÇÃO DE ENSINO RELIGIOSO!!!




Os nove jeitos mais comuns de avaliar.

Prova objetiva 
Definição    Série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível
 Função 
Avaliar quanto o aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo 
Vantagens    É familiar às crianças, simples de preparar e de responder e pode abranger grande parte do exposto em sala de aula
Atenção    Pode ser respondida ao acaso ou de memória e sua análise não permite constatar quanto o aluno adquiriu de conhecimento
Planejamento    Selecione os conteúdos para elaborar as questões e faça as chaves de correção; elabore as instruções sobre a maneira adequada de responder às perguntas 
Análise    Defina o valor de cada questão e multiplique-o pelo número de respostas corretas
Como utilizar as informações    Liste os conteúdos que os alunos precisam memorizar; ensine estratégias que facilitem associações, como listas agrupadas por idéias, relações com elementos gráficos e ligações com conteúdos já assimilados.

 Prova dissertativa
 Definição    Série de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar e julgar
Função    Verificar a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos, formular idéias e redigi-las
Vantagens    O aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão
Atenção    Não mede o domínio do conhecimento, cobre amostra pequena do conteúdo e não permite amostragem
Planejamento    Elabore poucas questões e dê tempo suficiente para que os alunos possam pensar e sistematizar seus pensamentos
Análise    Defina o valor de cada pergunta e atribua pesos a clareza das idéias, para a capacidade de argumentação e conclusão e a apresentação da prova
Como utilizar as informações    Se o desempenho não for satisfatório, crie experiências e motivações que permitam ao aluno chegar à formação dos conceitos mais importantes

Seminário
Definição    Exposição oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de apoio adequados ao assunto
Função    Possibilitar a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz
Vantagens    Contribui para a aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa, planejamento e organização das informações; desenvolve a oralidade em público
Atenção    Conheça as características pessoais de cada aluno para evitar comparações na apresentação de um tímido ou outro desinibido
Planejamento    Ajude na delimitação do tema, forneça bibliografia e fontes de pesquisa, esclareça os procedimentos apropriados de apresentação; defina a duração e a data da apresentação; solicite relatório individual de todos os alunos
Análise    Atribua pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais utilizados e à conclusão. Estimule a classe a fazer perguntas e emitir opiniões
Como utilizar as informações    Caso a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos.

 Trabalho em grupo
Definição    Atividades de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal etc) realizadas coletivamente
Função    Desenvolver o espírito colaborativo e a socialização
Vantagens    Possibilita o trabalho organizado em classes numerosas e a abrangência de diversos conteúdos em caso de escassez de tempo
Atenção    Conheça as características pessoais de cada aluno para evitar comparações na apresentação de um tímido ou outro desinibido
Planejamento    Proponha uma série de atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado, forneça fontes de pesquisa, ensine os procedimentos necessários e indique os materiais básicos para a consecução dos objetivos
Análise    Observe se houve participação de todos e colaboração entre os colegas, atribua valores às diversas etapas do processo e ao produto final
Como utilizar as informações    Em caso de haver problemas de socialização, organize jogos e atividades em que a colaboração seja o elemento principal

Debate
Definição    Discussão em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de assunto polêmico
Função    Aprender a defender uma opinião fundamentando-a em argumentos convincentes
Vantagens    Desenvolve a habilidade de argumentação e a oralidade; faz com que o aluno aprenda a escutar com um propósito
atenção    Como mediador, dê chance de participação a todos e não tente apontar vencedores, pois em um debate deve-se priorizar o fluxo de informações entre as pessoas
Planejamento    Defina o tema, oriente a pesquisa prévia, combine com os alunos o tempo, as regras e os procedimentos; mostre exemplos de bons debates. No final, peça relatórios que contenham os pontos discutidos. Se possível, filme a discussão para análise posterior
Análise    Estabeleça pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso da palavra e a obediência às regras combinadas
Como utilizar as informações    Crie outros debates em grupos menores; analise o filme e aponte as deficiências e os momentos positivos

Relatório individual
Definição    Texto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos
Função    Averiguar se o aluno adquiriu conhecimento e se conhece estruturas de texto
Vantagens    É possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades coletivas ou individuais
Atenção    Evite julgar a opinião do aluno
Planejamento    Defina o tema e oriente a turma sobre a estrutura apropriada (introdução, desenvolvimento, conclusão e outros itens que julgar necessários, dependendo da extensão do trabalho); o melhor modo de apresentação e o tamanho aproximado
Análise    Estabeleça pesos para cada item que for avaliado (estrutura do texto, gramática, apresentação)
Como utilizar as informações    Só se aprende a escrever escrevendo. Caso algum aluno apresente dificuldade em itens essenciais, crie atividades específicas, indique bons livros e solicite mais trabalhos escritos

Auto-avaliação
Definição    Análise oral ou por escrito, em formato livre, que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem
Função    Fazer o aluno adquirir capacidade de analisar suas aptidões e atitudes, pontos fortes e fracos
Vantagens    O aluno torna-se sujeito do processo de aprendizagem, adquire responsabilidade sobre ele, aprende a enfrentar limitações e a aperfeiçoar potencialidades
Atenção    O aluno só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o professor e ele e que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender
Planejamento    Forneça ao aluno um roteiro de auto-avaliação, definindo as áreas sobre as quais você gostaria que ele discorresse; liste habilidades e comportamentos e peça para ele indicar aquelas em que se considera apto e aquelas em que precisa de reforço
Análise    Use esse documento ou depoimento como uma das principais fontes para o planejamento dos próximos conteúdos
como utilizar as informações    Ao tomar conhecimento das necessidades do aluno, sugira atividades individuais ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades

Observação
Definição    Análise do desempenho do aluno em fatos do cotidiano escolar ou em situações planejadas
Função    Seguir o desenvolvimento do aluno e ter informações sobre as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora
Vantagens    Perceber como o aluno constrói o conhecimento, seguindo de perto todos os passos desse processo
Atenção    Faça anotações no momento em que ocorre o fato; evite generalizações e julgamentos subjetivos; considere somente os dados fundamentais no processo de aprendizagem
Planejamento    Elabore uma ficha organizada (check-list, escalas de classificação) prevendo atitudes, habilidades e competências que serão observadas. Isso vai auxiliar na percepção global da turma e na interpretação dos dados
Análise    Compare as anotações do início do ano com os dados mais recentes para perceber o que o aluno já realiza com autonomia e o que ainda precisa de acompanhamento
Como utilizar as informações    Esse instrumento serve como uma lupa sobre o processo de desenvolvimento do aluno e permite a elaboração de intervenções específicas para cada caso

Conselho de classe
Definição    Reunião liderada pela equipe pedagógica de uma determinada turma
Função    Compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões
Vantagens    Favorece a integração entre professores, a análise do curriculo e a eficácia dos métodos utilizados; facilita a compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de vista
Atenção    Faça sempre observações concretas e não rotule o aluno; cuidado para que a reunião não se torne apenas uma confirmação de aprovação ou de reprovação
Planejamento    Conhecendo a pauta de discussão, liste os itens que pretende comentar. Todos os participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções
Análise    O resultado final deve levar a um consenso da equipe em relação às intervenções necessárias no processo de ensino-aprendizagem considerando as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora dos alunos
Como utilizar as informações    O professor deve usar essas reuniões como ferramenta de auto-análise. A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário

EDMA FERREIRA.

AVALIAÇÃO SEMANAL!!!

 (clique na imagem para visualizar melhor)

Olha que dica maravilhosa da Prô Kris do blog http://prokriseducando.blogspot.com/, avaliação semanal, ela coloca no caderno dos alunos toda semana e os pais ficam por dentro do que está acontecendo toda semana na salinha de aula e acompanham o rendimento. Adorei a sugestão e vou usar este ano com meus alunos. bjos. Espero que gostem. Joelma Couto.

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA O 1º ANO!

 SEI QUE O ANO LETIVO PARA MUITAS ESCOLAS JÁ TERMINARAM, MAIS A ESCOLA QUE LECIONO SÓ TERMINARÁ NO FINAL DESTE MÊS, MINHAS FÉRIAS APENAS EM FEVEREIRO, QUANDO MINHAS PRINCESAS RETORNAM AS AULAS EU FICAREI DE FÉRIAS, MAIS TUDO BEM... EU JÁ ESTOU ACOSTUMADA COM ISSO... MINHAS DUAS MENINAS SÃO LINDAS E ABENÇOADAS POR DEUS, TENHO MUITO ORGULHO DAS MINHAS FILHAS... BEM MAIS ESSA POSTAGEM É PARA FALAR DE UM MATERIAL RICO E QUE NOS AJUDA MUITO, É A AVALIAÇÃO DA COLEGA CASSIANA CARLA (PROFESSORES SOLIDÁRIOS) E QUE VOU APROVEITAR NA MINHA TURMA AGORA NESTE FINAL DE ANO LETIVO E SUGIRO TAMBÉM PARA QUEM VAI TRABALHAR ESSE ANO DE 2012 COM TURMAS DE 2º ANO PARA UTILIZAR COMO DIAGNÓSTICO INICIAL DA TURMA PARA SABER O NÍVEL DE CADA UM NA ÁREA DE MATEMÁTICA, SEMPRE FAÇO ISSO NO INÍCIO DAS MINHAS AULAS PARA SABER OS CONHECIMENTOS DOS MEUS ALUNOS. ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM DE MAIS ESSE POSTE DO NOSSO BLOGUINHO... CHIIIII.... GENTE, ACHO QUE COMECEI O ANO FALANDO MUITO... KKKK BEIJOS. JOELMA COUTO. 

(CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR MELHOR)






Nenhum comentário:

Postar um comentário