domingo, 2 de março de 2014

Identificação  da Escola Municipal Vereador Moisés Ribeiro Gama 


A escola em análise tem por denominação Núcleo de Educação Infantil e Ensino Fundamental Escola Municipal Vereador Moisés Ribeiro Gama – Pólo Educacional XIV, em homenagem a esse grande idealizador, na época vereador que lutou por sua fundação ocorrida no ano de 1995, durante a gestão do então prefeito José Hércules de Carvalho. Porém, somente em 2004 fora autorizada e reconhecida através de decreto municipal e resolução do Conselho Municipal de Educação, sob a gestão do prefeito José Erismar (popularmente conhecido como Nenê de Nedito).
Seu endereço de origem é Alto da Santa cruz, s/n, Cícero Dantas – Bahia. Devido ao aumento da demanda de alunos, passou a funcionar no Conjunto José Eugênio Patrocínio dos Santos, Escola Agrícola, situada numa comunidade carente, mais os moradores têm acesso à assistência básica como abastecimento de água regular, pavimentação, iluminação pública,  dentre outros itens essenciais à sobrevivência humana. Dispondo assim, apenas dos serviços educacionais, conta com uma boa estrutura física, mas pouco aproveitada, pois esta poderia ser utilizada para área de lazer como quadra poliesportiva, brinquedoteca, refeitório, ente outros.
A fonte de renda dessa comunidade é basicamente constituída da aposentadoria dos familiares, pois a grande maioria não está inserida no mercado de trabalho, nem dispõe de renda fixa.
A escola tem um quadro de aproximadamente 220 alunos. O prédio onde funciona a Escola Municipal Vereador Moisés Ribeiro Gama, cedido temporariamente pela Prefeitura Municipal de Cícero Dantas – Bahia dispõe de várias dependências: 12 (doze) salas de aula (sendo apenas 08 utilizadas), 01 (uma) secretaria, 01 (uma) cozinha, 01 (um) auditório, 04 (quatro) banheiros, 01 (uma) sala de leitura e grande área ao ar livre.
Os funcionários desta unidade escolar são profissionais com nível superior ou em formação, e uma pequena parte destes, dispõe apenas do magistério como principal formação pedagógica. O suporte técnico é provido pela SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e o administrativo são fornecidos pela equipe da própria escola no que está relacionada à direção geral, administrativa e financeira, além dos serviços de assessoria pedagógica.
Os professores têm participação sistematizada e organizada dentro de uma educação continuada através de estudos semanais realizados e das atividades complementares dentro da escola.
As reuniões pedagógicas da escola são consideradas de grande importância. Sendo assim são nestes momentos que pais e mestres discutem os mais diversos assuntos deste o âmbito comportamental ate as ações pedagógicas da escola, no que se referem ao processo de ensino aprendizagem e de âmbito administrativo. Estes momentos são de suma importância, pois se tem percebido uma participação mais qualitativa dos pais em relação a compreensão da prática da sala de aula, além de dar sugestões e incentivos para seu aperfeiçoamento. Avaliamos, nesse intuito, que o melhor educador não é aquele que aponta os erros, mas o que previne, não é aquele que enxerga apenas o previsível, mas sim o que aceita o inesperado e dele colhe bons frutos,