quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

TABUADA RECORTADA!











TABUADA RECORDADA... MUITO BOA ESSA ATIVIDADE PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM. VALE A PENA! JOELMA COUTO .

Ao comando do prof. o aluno recorta a primeira tarja do lado do desenho, observa qual é a sentença que apareça resolve-a mentalmente e na outra parte procura qual é o resultado. Descobrindo o resultado a criança deve colar o desenho na linha da resposta. Assim é feito com as outras tarjas.

FONTE: http://blogspacinho.blogspot.com.br/2011/06/tabuada-fatiada-da-turma-da-monica.html


O DILEMA DAS TABUADAS. ENTREVISTA.

 Objetivos:
★ Provocar a reflexão sobre a importância do decorar e compreender as tabuadas.
Faixa etária:
 Crianças a partir do 3º ano.


AS CRIANÇAS PRECISAM SABER DE COR, MAS TAMBÉM NECESSITAM COMPREENDER AS TABUADAS.

Retornamos um velho tabu: afinal, a tabuada deve ser decorada ou compreendida?
NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO SANTA MARIA, O TRABALHO VISA, INICIALMENTE, COMPREENSÃO DA MULTIPLICAÇÃO COMO UMA ADIÇÃO DE PARCELAS IGUAIS. NA PRÁTICA, SÃO UTILIZADAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PARA A COMPREENSÃO DE QUE A SOMA "5+5+5" TRAZ O MESMO RESULTADO QUE A MULTIPLICAÇÃO "3X5", EXEMPLIFICA A PROFESSORA MAIRA ELIZABETH DA COSTA, PARA A MEMORIZAÇÃO, QUE É A ETAPA SEGUINTE, SÃO UTILIZADOS JOGOS COMDADOS, ATIVIDADES DE CÁLCULO MENTAL, DESAFIOS E TÁBUA DE PITÁGONAS.

ASSIM, AS CRIANÇAS PERCEBEM AS REGULARIDADES E DESENVOLVEM ESTRATÉGIAS DE MEMORIZAÇÃO. AINDA SEGUNDO A PROFESSORA, ENTRE OUTRAS POSSIBILIDADES, DESTACAM-SE A OBSERVAÇÃO DAS PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃO, COMO A PROPORCIONALIDADE (NA TABUADA DO 4, OS RESULTADOS AUMENTAM DE 4 EM 4; NA DO 5, DE 5 EM 5) E A PROPRIEDADE COMUTATIVA (COMO EM 5X8= 40 E 8X5= 40). POR ISSO, NO 3º ANO, OS ALUNOS SÃO ORIENTADOS A ESTUDAR AS TABUADAS DIARIAMENTE E, EM CLASSE, SÃO PROPOSTAS ATIVIDADES EM QUE OS PRODUTOS MEMORIZADOS SÃO REGISTRADOS EM TEMPO ESTIPULADO.


Dica de aprendizado lúdico!
Pega-Pega Tabuada
Pedagógico e educativo, esse jogo é um excelente material de apoio didático. Ideal para crianças a partir de 7 anos, ele garante a diversão e o aprendizado infantil. Para tanto, basta que as bolinhas sejam soltas, para que as crianças vejam as casas em que caíram e façam a multiplicação. Vence quem conseguir completar mais cartelas. O jogo que traz um gabarito com todos os resultados é da Grow, mas já se encontra disponível em lojas de brinquedos e algumas papelarias, por um preço médio de R$ 35,00.



 JÁ NO 4º ANO, A MULTIPLICAÇÃO, BEM COMO OUTRAS OPERAÇÕES, PERMITE AOS ALUNOS A EXPLORAÇÃO DA NOÇÃO DE NÚMEROS E DO SITEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. AS CRIANÇAS JÁ REGISTRAM AS REGULARIDADES E A COMPREESÃO SE DÁ DE FORMA SIGNIFICATIVA. DE ACORDO COM ESSA PORPOSTA, A MEMORIZAÇÃO GARANTE AO ALUNO AS MELHORES SOLUÇÕES PARA SITUAÇÕES-PROBLEMAS, ENTRE AS QUAIS O CÁLCULO MENTAL. "NÃO PODEMOS NEGAR QUE A AUTOMATIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS (MEMORIZAÇÃO) É TÉCNICA INDISPENSÁVEL, ALIADA E BEM-VINDA ÀS SALAS DE AULA", PONTUA A PROFESSORA SILDEMARA APARECIDA BERNARDO GIORGI. A PARTIR DESSAS CONCEPÇÕES, LUCILEI SPITALETTI, PROFESSORA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONCEDEU-NOS UMA ENTREVISTA: (GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL I).


Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I - Afinal, as crianças devem compreender ou decorar as tabuadas?
Lucilei Spitaletti -
 Existe uma grande diferença entre aprender e decorar as tabuadas. Não faz sentido os alunos apenas decorarem. Eles precisam aprendê-las. Aprender para quê? Aprender para usá-las! E para utilizá-las com eficiência e rapidez, é necessário têlas memorizadas. Sendo assim, as crianças precisam ter as tabuadas decoradas, para que possam aplicá-las na resolução de outros conteúdos matemáticos. Mas, como em todo processo de aprendizagem, elas precisam ser compreendidas. Portanto, para aplicarem o conhecimento de que "2 x 3 = 6", as crianças conheceram e construíram a compreensão que em dois conjuntos com três elementos, obtêm-se seis elementos. Já no caso de "3 x 2 = 6", embora o resultado seja o mesmo, elas sabem que a construção se dá com três conjuntos e dois elementos, dos quais também se obtêm seis elementos.

EF - Quando a criança decora, com o tempo, a tendência não é esquecer o aprendizado?
Lucilei -
 Comprovadamente, não. Muitos educadores condenam a mecanização pura e simples da tabuada. Não há necessidade de exigir que os alunos recitem as tabuadas puramente para decorar, uma vez que elas são utilizadas para facilitar e agilizar a resolução das operações. O sabê-las de cor torna o ato significativo e prazeroso. O aprendizado não será esquecido se for utilizado. É como aprender a andar de bicicleta, se parar de exercitar por um tempo, quando for tentar novamente, poderá "titubiar", mas é só aquecer a "memória" e fazer algum treino, que será capaz de retomar a atividade com agilidade.


Coincidências da multiplicação? O número 15873, quando multiplicado por 7 e seus múltiplos, proporciona séries de 6 dígitos iguais de 1 até 9. Observe como é curioso:
15873 x 7 = 111111
15873 x 14 = 222222
15873 x 21= 333333
15873 x 28 = 444444
15873 x 35 = 555555
15873 x 42 = 666666
15873 x 49 = 777777
15873 x 56 = 888888
15873 x 63 = 999999



Dica de leitura
Pega-Pega Tabuada
Quer uma maneira mais divertida de aprender matemática? As atividades deste livro apresentam os conceitos básicos da matemática relacionando-os com as manifestações da rica cultura brasileira. Adição, subtração, divisão, multiplicação, números ordinais e algarismos romanos interagem com parlendas, quadrinhas folclóricas e cantigas populares, fazendo do aprendizado algo mais divertido!
Editora: Escala Educacionalwww.escalaeducacional.com.br 
Preço:
 R$ 23,00





 "O aluno não deve decorar mecanicamente as tabuadas apenas para recitá-las. Ele precisa memorizar, mas para utilizá-las como instrumento facilitador na resolução de outros conteúdos matemáticos"


EF - Há alguma dica para trabalhar as tabuadas com crianças que apresentam deficiência intelectual? Lucilei - O jogo e a música são sempre bons caminhos para a memorização. Mas depende bastante da deficiência apresentada para a escolha de um método para o ensino-aprendizagem.

EF - Então, em geral, o professor pode fazer uso do lúdico - música, jogos, atividades corporais etc. - com o objetivo de facilitar o aprendizado das tabuadas?
Lucilei -
 Algumas atividades lúdicas ajudam bastante e motivam os alunos a decorarem as tabuadas: bingo, dominó, corrida maluca, entre outras. A competição também é um grande estímulo para a memorização. O aluno não tem que decorar mecanicamente as tabuadas, apenas para recitá-las. Ele precisa memorizar, mas para utilizá-las como um instrumento facilitador na resolução de outros conteúdos matemáticos. Porém, afirmo que esta memorização deve ser precedida pela compreensão. Portanto, a ênfase do trabalho deve ser posta na construção e aplicação.


Curiosidade "Matemágica!"
O número 10101, quando multiplicado por números de dois algarismos, tem como resultado o próprio número escrito por três vezes. Confira:
73 x 10101 = 737373
57 x 10101 = 575757
21 x 10101 = 212121

Um comentário: