quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Hallowpets !!! Monstrinhos de Pet !!!

Olha que ideia bem legal...
Pode ser usado para lembrancinhas, embalagem de presentes ou para docinhos de Halloween...
Mais carinhas para vocês se inspirarem...
Boa reciclagem ! Bjs !

quinta-feira

Oficinas Criativas e de Reciclagem com Crianças e Adultos - Carnaval !

Queridos Amigos :

Para aqueles que quiserem experimentar algo diferente e colocar a "mão na massa" uma proposta bem legal :

Sabe aqueles BONECOS GIGANTES de OLINDA ? Pois é... descobri aqui : http://www.bonecosgigantesdeolinda.com.br/ que você pode ENCOMENDAR uma miniatura ( o preço é um tanto "salgado"...R$500,00 ! segundo informa o site)

Que tal fazer a sua própria miniatura ? De papel marchê ...

Vamos usar materiais reaproveitáveis como:
- garrafinhas de iogurte , refrigerante ou leite - dependendo do tamanho do boneco que você pretende fazer.

-jornais, revistas ou aquelas propagandas que são distribuídas em supermercados e que tem o papel mais encorpado ( eu prefiro) poderão ser transformadas em tiras para serem coladas nas garafinhas;

- podemos usar cola branca diluída ( 1 parte de cola branca extra forte para 1 parte de água, mexer bem );

ou fazer cola de farinha (um mingau de farinha de trigo e água que deve ser levar ao fogo mexendo sempre para engrossar.

Depois de esfriar um pouco acrescente uma colher de sopa de vinagre para não estragar, ou desinfetante. Pode guardar na geladeira por mais ou menos 1 mês.

- para a cabeça podemos usar bola de isopor (ou plástico) ou fazer uma com jornais ou revistas

fixar com fita crepe.

Ir dando a forma que deseja acrescentando mais tiras papel onde for necessário.

Deixar secar e pintar eu dou 1º uma demão de tinta branca acrílica se for usar tinta acrílica para pintar o restante da peça. Ou uso apenas tinta PVA ( Branca e depois as coloridas). Não dá certo misturar...

É interessante ter:

- vários pincéis, desde os chatinhos até aqueles mais fininhos ( para os detalhes). Sempre limpe os pincéis ao usar cada uma das cores,

-ás vezes é necessário ter uma escovinha ( de dentes, velha , só para isso !) pra limpar bem as tintas que ficam grudadas nos pincéis !!!

-um pote com água ( sempre manter limpa ) para hidratar os pincéis e lavá-los a cada troca de tinta .

-um paninho ( tipo perfex) para secar os pincéis antes de introduzí-lo nos potinhos de tinta.

Sempre deixe secar bem a cada parte que você vai pintando .

Se usar tinta acrílica brilhante não use verniz ( eu dispenso o verniz, sempre).

Dêem uma espiadinha aqui : http://ionealves-meustrabalhos.blogspot.com/2007/12/papietagem.html tem até um PAP bem legal.

Aqui um site bárbaro, com uma super galeria :http://www.papiermache.co.uk/gallery/

Depois de prontos é só fazer o desfile de Carnaval !

Aqui fica a proposta-desafio, quem topar fazer e fotografar, e quiser compartilhar... envie para nós publicarmos aqui ! O e-mail édedinhoslambuzados@gmail.com

Bjs carnavalescos !

As imagens foram retiradas todas da internet ( google).

Reciclagem Criativa : comemorando a Semana das Crianças !

Olá ! Aqui uma idéia bem legal parafazer com a garotada durante este pequeno período de "férias" da Primavera... 


Um boliche de papel machê ( feito mediante o amassamento ou trituração do papel com outros elementos no intuito de formar a massa) ou, se preferirem de papietagem/papelagem ( consiste na colagem de tiras de papel em uma estrutura que pode ou não ser retirada posteriormente)

Uma receita super legal de massa dePapel Machê onde se RECICLA muitos tipos de papel :
Coloque água até a metade do copo de um liquidificador. Acrescente papel picado (aproximadamente um punhado). Procure utilizar papéis menos nobres, como papel higiênico, caixas de ovos, jornais... nunca utilize qualquer tipo de papel que tenha verniz ou colas que não diluam na água. Ex.: Caixas de papelão com micro-ondulado tem uma cola que não desmancha na água, não ficando então uma massa uniforme ao final da receita.
Depois de bem batido, coe e esprema a mistura tirando o excesso dágua. Repita esse processo até chegar a um volume de massa necessário ao seu trabalho.
Agora você tem dois caminhos: ou usa cola de farinha (grude como muitos o chamam - vou ensinar a fazer adiante), ou cola branca. Com a massa coada em uma vasilha, vá acrescentando a cola aos poucos e amassando vigorosamente até a uniformidade total. O pondo ideal será aquele em que desgrude da mão e tenha liga suficiente para esculpir uma peça. (esse é o parâmetro básico para qualquer tipo de receita de papel machê)
O próximo ponto é muito importante. Como o papel machê é matéria orgânica, ele se decompõe fácil e rapidamente enquanto a umidade não seca. Essa decomposição é verificada na forma de bolor, mofo e mal cheiro tanto na massa, quanto nas peças prontas aguardando secagem. Para tentar evitar, acrescenteduas colheres de sopa de qualquer produto a base de formol ou água sanitária à receita pronta. Misture bem não esquecendo nunca de utilizar luvas de borracha e máscara nessa etapa. Quando sobrar massa de um dia para o outro e a temperatura ambiente estiver muito alta, coloque a sobra em um recipiente hermético e leve à geladeira até o dia seguinte. Isso ajuda a conter as bactérias. 


Cola de Farinha :


Coloque um litro de água fria em uma panela e misture com um quilo de farinha de trigo. Quando ficar mais ou menos uniforme, leve ao fogo baixo e mexa sempre. Vá desgrudando do fundo e revirando. A mistura vai ficando mais pesada de virar e com uma coloração mais amarela. Quando ficar uniforme está pronta. 


Para fazer a papelagem /papietagem:


Você irá utilizar 6 garrafas plásticas ( as de iogurte/leite de 1 litro são ideais) limpas e secas; papéis de encarte, revistas antigas, e demais papéis que iriam para a reciclagem, rasgados em tiras pequenas; cola branca diluída ou a receita de cola de farinha ( postada acima, eu particularmente prefiro esta, mas depois de pronta acrescento 1 colher de sopa de vinagre e guardo em geladeira por 15 dias em recipiente fechado), 1 pincel velho tipo trincha; tinta artesanal nas cores escolhidas por você para decorar cada garrafinha). Como fazer as garrafas :Aplique as tiras de papel com cola às garrafas, completando umas 4/5 camadas de papel ( para que você não se "perca" separe os papéis por cores predominantes, e a cada camada use uma "cor ", assim você saberá se cubriu toda a garrafinha e pode passar para a outra camada, sem ter que esperar que a anterior seque. Deixe secar bem.

Para fazer as cabecinhas você pode formar uma bola com papel mesmo ou usar uma bola de isopor e cubrí-la com papel rasgado e cola. Usando pedaços de papelão forme as orelhas, focinhos , bicos e demais detalhes , mas não se esqueça de cubrí-los com as tiras de papel e cola. Deixe secar bem (em dia bem quentes demorará 1 dia aproximadamente).

Para fazer a "bola" amasse várias folhas dessas que serão rasgadas e envolva a "bola " com fita crepe para firmar a bola e depois cubra do mesmo jeito que fez com as garrafinhas.
Só pinte depois que as peças estiverem bem secas.
Boa brincadeira ! Mammy

La Befana : aceitando o desafio !!!

Recebi um desafio da Strega Mamma ( cliquem no nome dela para conhecer o blog) : confeccionar uma Befana de material reciclado !
Eu nunca tinha ouvido falar em La Befana antes, e claro fui fazer uma pesquisa, e ... achei muita coisa legal. O mais legal é que ela está ligada à comemoração...festa...e criança !!! Pronto foi "amor á 1ª vista "!Praticamente todas as festividades cristãs são festas pagãs que foram "adotadas e adaptadas às necessidades na Igreja Cristã"- uma nova religião que se propunha a substituir as crenças e práticas religiosas dos povos ( antigos) pagãos ( pagus= aquele que vive no campo, junto à Natureza).A deusa italiana e etrusca Befana era chamada de Marantega (Mãe antiga) e era celebrada no final dos Doze Dias, data que corresponde à atual festa cristã da Epifania.
Neste período e 12 Dias Sagrados as Mães antigas ensinavam os segredos da agricultura e das artes domésticas: fiar, tecer, bordar, cuidar e educar as crianças, mantendo vivas as tradições ancestrais e os antigos ritos sagrados. Elas recebiam oferendas de pão, mel, leite .
Na Sicília, sua memória permanece até hoje na figura e nos costumes de La Strega ou La Vecchia (bruxa, velha), a Anciã de outrora…
Com o tempo as tradições, histórias e lendas foram sendo modificadas e incorporadas às tradições natalinas dos cristãos.
Existe até uma história que se conta que a Befanaencontrou-se com os Reis Magos e estes a convidaram para conhecer o Menino Jesus. Mas como ela estava muito ocupada com seu trabalho, declinou do convite. Mais tarde arrependeu-se e porisso começou à presentear todas as crianças boazinhas com doces e presentes e ás mal comportada deixava um carvão .( o que nos lembra Nicolau, não ?)Consultando blogs pagãos (http://acasadomago.wordpress.com/) aprendi que :Befana originalmente é uma Deusa do Inverno, da Magia, da Noite, da Lua Minguante, da Sabedoria, do Destino… Ela usava sua vassoura para varrer as energias negativas que se acumulavam ao longo dos dias…
Ela tinha um bode no qual montava para presentear as casas dignas com doçura e carinho. Então era costume ouvir o som do sino que o Bode de Befana trazia no pescoço pelas ruas… Era sinal de que casa poderia ser ou não abençoada e todos aguardavam muito por isso. Era o respeito para com sua sabedoria, sua arte, sua história…
Até hoje se comemora o dia de Befana na Itália. E as crianças recebem doces e presentes ou carvões (doces de preferência) !!!
Para saber mais sobre La Befana ( e como fazer os "carvões doces de Befana" visite
http://stregamamma.blogspot.com 
Viva Viva La Befana !!!
Bjs e carvões doces e coloridos para todos !
Mammy
Aqui um vídeo bem legal de criançascomemorando La Befana, e construindo as suas de material recicladojuntamente com asfamílias.

domingo

oficinas Criativas para Crianças : os prêmios do sorteio chegaram !

Estamos " nas nuvens" pois finalmente TODOS os prêmios do sorteio chegaram !

Os robozinhos que enviamos pra a Marjoryvisitem o blog IMPERDÍVEL dela : (
http://projetopequenoastronomo.blogspot.com/ )- com muito honra - participaram da Feira de Ciência, enriquecendo o estande (viram os móbiles que graça ?!) e despertando a curiosidade dos visitantes. Ela nos enviou muitas fotos e vamos colocar umas aqui, para partilhar com vocês:Cliquem nas imagens para ampliar !As fotos deles estão abrindo esta postagem...Que bom que agora os robozinhos encontraram uma família especial e "do mundo da lua" pra partilhar suas alegrias !

BIPBI!
Bjs intergaláticos, Mammy

Nenhum comentário:

Postar um comentário