terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

da-feira, 12 de agosto de 2013

22 de Agosto dia do Folclore Brasileiro



Link para baixar as atividades de Folclore
Atividades para Impressão:


Projeto: Pluralidade Cultural

O Folclore nas regiões do Brasil

• Síntese:

O projeto visa ampliar o conhecimento do folclore em todas as regiões do Brasil, a fim de proporcionar as crianças, a interação com algo que vai além das lendas, ou seja, com tudo o que envolve nosso rico folclore.
Através de pesquisas, músicas, histórias, entrevistas e excursões, estar-se á conhecendo um pouco mais sobre a cultura e raízes, como, festas, danças, comidas, brincadeiras, artesanato, lendas, superstições, entre outras formas de expressões folclóricas típicas de cada região:

• Estrutura


1 – Região Nordeste – danças: frevo, maracatu, bumba meu boi...
- festas: junina, carnaval...
- comidas: carne de sol, aipim, vatapá, acarajé...

2 – Região Sul – danças: congada, baião, cateretê
- festas: rodeios, da uva
- lendas: boitatá, negrinho do pastoreio
- comidas: churrasco, arroz de carreteiro, fervido

3 – Região Centro-Oeste – danças: folia de reis, cururu
- festas: junina, tourada
- lendas: Saci-pererê, lobisomem

4 – Região Norte – danças: ciranda, boi bumba...
- festas: círio de Nazaré.
- comidas: tapioca, caldeirada...
- artesanato: cerâmica, palha
- lendas: curupira, vitória régia

5 – Região Sudeste – danças: catira, folia de reis, batuque
- comidas: tutu, feijoada, carne de porco
- lendas: Lobisomem, Iara, Mula sem cabeça
- artesanato: colchas, bordados, cerâmica

Atividades iniciais
- Excursão ao centro de convenção Luiz Gonzaga.
Jantar com comidas típicas do Nordeste.
Construção com sucatas do Boi bumba e guarda-chuva do frevo.
- Construção com meia de um mamulengo.
- Excursão ao Centro Cultural Correios para o evento “O Brasil dos Gaúchos”.

Projeto Folclore

1 – Introdução
2 – Expressões do Folclore – Definições
3 – Expressões do Folclore – Lendas, Brincadeiras
4 – Atividades - adivinha
- quadrinhas
- parlendas
- trava língua
- danças e ritmos
festas populares
- lendas e mitos
- culinária e sabores
- artesanato
- brinquedos e brincadeiras
- superstição
- tradições vivas



1 – Introdução

A palavra folclore foi criada a partir de dois termos:
FOLK, que representa povo
LORE, que significa saber.
É um conjunto de “coisas” que o povo conhece sem saber quem ensinou. Os mitos, as histórias, as lendas, as superstições, as danças, as cantigas, os artesanatos e a culinária fazem parte do folclore brasileiro. Não existe um autor conhecido para essas “coisas”, pois elas são contadas, ensinadas e passadas de bisavô para avô, de avô para pai e de pai para filho, transmitidas oralmente por ensinamentos práticos.
O folclore brasileiro é muito, muito rico. Estuda a expressão do sentir, do pensar, do agir, do ser social, do homem na sociedade em que vive. O Brasil é um vasto país, e por isto a paisagem cultural brasileira é muito variada. Recebemos também a influência de índios, negros e europeus.
Folclore é o saber popular, representado por tradições e crenças expressas das mais diversas formas e por diversos movimentos culturais regionais.
Conhecer o folclore permite a valorização daquilo que é uma das principais marcas de um país: sua cultura.
No Brasil, o Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto.

>2 - Expressões do Folclore e suas Definições

Lendas, festas, aromas e sabores, enfeites e danças, músicas e ritmos, trajes típicos, brincadeiras, manifestações populares, parlendas, adivinhas, trava línguas, artesanatos.
Adivinha – brincadeira para decifrar enigmas, por meio de descrição de objetos, de animais, de pessoas e histórias – O que é o que é?
Quadrinha – é uma estrofe que possui 4 versos e palavras que rimam entre si.
Parlendas – brincadeiras em versos com rimas e acompanhadas por dramatizações, movimentos e mímicas.
Trava-línguas – pequenos versos em que se brinca com a fonética, a pronúncia das palavras, através de repetições e rimas similares ou contrárias.
Danças e ritmos – movimentos e ritmos que acompanham a música, compondo uma coreografia.
Festas populares – comemorações do povo que incluem tradições culturais e rituais religiosos, com vestimenta e culinária típica.
Lendas e mitos – histórias e personagens que têm origem anônima, ou seja, que ninguém sabe ao certo quem as criou.
Culinária e sabores – alimentos e pratos típicos de determinada região, preparados com tradições transmitidas de geração em geração.
Artesanato – expressão através da arte com as mãos, da habilidade manual e criatividade, originando peças de barro, palha, tecido, couro, papel, fibras. É considerado artesanato folclórico todo objeto produzido por métodos caseiros.
Brinquedos – simples e fáceis, individuais ou coletivos, alguns podem ser fabricados em casa.
Superstição – sentimento de veneração que se funda no temor ou na ignorância, e que leva ao cumprimento de falsos deveres. A confiança em coisas fantásticas e ineficazes (crendice). Os supersticiosos se utilizam de várias opções para conseguir sorte ou realizar desejos.
Tradições vivas – tradições e costumes que se misturam entre o vasto território brasileiro. Apesar da urbanização e industrialização, alguns centros tentam manter antigos costumes. Recebemos influências estrangeiras, por causa da colonização (italianos, japoneses, alemães) e incorporamos alguns hábitos.

3 – Expressões do Folclore – Lendas, Brincadeiras, ....

Adivinha – O que é o que é?
- Que cai em pé e corre deitado?
- Não consegue andar sozinho
corre até quando não quer
pode ser grande ou pequeno
mas tem o tamanho do pé?
Quadrinha
- Sou pequenino
Do tamanho de um botão
Carrego papai no bolso
E mamãe no coração
- Já a chuva foi embora
Que azul ficou o céu!
E quantas gotinhas ficaram
Na aba do meu chapéu
- Minha enxadinha
Trabalha bem
Corta os matinhos
Num vai e vem
Parlendas
- Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, bolo inglês.
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer pastéis.
- Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme
põe a mão no coração.
- Chuva e sol, casamento
de espanhol.
Sol e chuva, casamento
de viúva.
- Hoje é domingo, pede cachimbo
cachimbo é de barro, bateu no jarro.
Jarro é de ouro, bateu no touro.
Touro é forte, acabou-se na morte.
Trava-línguas
- O rato roeu a roupa do rei de Roma
- Um tigre, dois tigres, três tigres.
Danças e Ritmos
- Frevo (Pernambuco) – coreografias individuais, improvisadas e rápidas, acompanhada de uma sombrinha
- Baião e Forró – dançado em salões ou terreiros, utiliza-se a sanfona e o triângulo
- Carimbó (Ilha de Marajó) – participantes ficam frente a frente, dançando e estalando os dedos
- Catira (GO, MG, MS) – dançado apenas por homens dispostos em 2 colunas
- Caiapó (Parati – RJ) – ritmo da dança marcado por espadas e arco e flechas, com violas
- Capoeira – jogo de ataque e defesa praticado em roda, acompanhado de ritmo, movimentos e instrumentos.
Festas Populares
- Festa junina – dedicado a São João, Santo Antônio e São Pedro. Decorada com bandeirinhas, barracas e fogueiras. Tem quadrilhas, brincadeiras e comidas típicas.
- Folia de Reis – festa de caráter religioso, entre o Natal e o dia de Reis. Cantadores e músicos percorrem as ruas da cidade com cânticos bíblicos.
- Festa do Divino – composta de missas, novenas, procissões em homenagem a Pentecostes. Recolhem-se donativos para a festa.
- Devoção – Círio de Nazaré (Pará) – procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
- Romeiros – pessoas que pagam promessas em agradecimento as graças alcançadas.
- Carnaval – festa popular trazida pelos portugueses (Entrudo). É festa de rua, com blocos, musica e fantasias.
Lendas – assombrações e seres sobrenaturais não existem, são histórias fantásticas e imaginativas.
- Mula-sem-cabeça – Tem cascos afiados e podem dar coices. Não tem cabeça, mas pode relinchar. Dizem que toda mulher que faz algum mal se torna mula-sem-cabeça na noite de 5º para 6º , principalmente se namorar um padre.
- Curupira – Índio pequeno, defensor das matas que surge e desaparece. Tem pés virados para trás e faz ruídos misteriosos para assustar os caçadores e agressores das florestas. Tem cabelos cor de fogo e monta um porco do mato.
- Boitatá – Uma cobra de fogo gigante que tem chifres na cabeça. Ela vive nos rios das florestas e protege as plantas, pondo fogo em quem os maltrata.
- Iara – É a lenda das sereias, Mãe-D’água vive no rio Amazonas, e nas noites de lua cheia, fica em cima das pedras, penteando seus cabelos para atrair os jovens que querem casar. Os moços ficam enfeitiçados pulam na água e se afogam.
- Saci Pererê – possui uma perna só, usa gorro vermelho, fuma cachimbo e aparece e desaparece quando quer. É sapeca e brincalhão, vive assustando as pessoas na floresta.
- Bicho-Papão – possui corpo peludo e olhos vermelhos; fica escondido para assustar as crianças que não querem dormir.
- Lobisomem – Todo filho nascido depois de sete filhas, vira lobisomem. O homem se transforma em espécie de lobo nas noites de lua cheia. De manhã, ele volta a ser homem.
- Vitória-Régia – India Naiá apaixona-se pela lua cheia, tenta alcançá-la e não consegue. Numa noite de lua cheia, a índia mergulha no lago no reflexo da lua. Afunda e é transformada numa bela vitória-régia.
- Boto-rosa – Nas noites de lua cheia o boto se transforma em um moço bonito, que sai pelos bailes para encontrar namoradas. Ele dança tão bem, que as moças ficam enfeitiçadas.

Culinária e Sabores

Pratos:
- feijoada (R.J.)
- feijão tropeiro (M.G.)
- baião-de-dois (CE)
- pato-no-tucupi (norte)
- buchada de bode
- sopa de jirimum com leite ou alambica
- churrasco/ sul

Alimentos:
- macaxeira
- carne de sol
- jirimum
- charque
- mandioca
- toucinho
- feijão
- arroz carreteiro (sul)
- doces diversos (leite de coco, ovos, açúcar)
- doces caseiros (frutas)

Receitas, alimentos e pratos típicos

Quentão Surpresa
Você vai precisar de:
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 4 xícaras de água
- 1 limão cortado em pedaços
- 1 pedaço pequeno de gengibre
- 3 pauzinhos de canela
- 1 xícara de suco de laranja
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, menos o suco de laranja, em uma tigela grande. Deixe no microondas por 15 minutos em potência baixa. Acrescente o suco de laranja e aqueça no microondas por mais 2 minutos. Sirva com cuidado usando uma concha.

Cachorro-Quente Caipira
Você vai precisar de:
- 1 pacote de mini salsichas
- pãezinhos
- 1 lata de milho verde
- 1 pacote de batata palha
- catchup e mostarda
Modo de preparo:
Coloque as salsichas em uma tigela para microondas com água até a metade e deixe no forno por 5 minutos. Corte os pães e recheie com a salsicha, o milho, a batata, o catchup e a mostarda.

Amendoim Torrado Doce
Você vai precisar de:
- 250 gramas de amendoim sem casca
- 1 xícara de açúcar
- ½ colher de café de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de achocolatado
- 4 colheres de sopa de água
Modo de preparo:
Ponha o amendoim em uma tigela para torrar no forno por 2 minutos em potência alta, parando para mexer a cada 2 minutos. A mistura deve ficar pastosa. Se perceber que está muito dura, acrescente um pouco mais de água.
Peça a um adulto que tire o doce do forno e mexa para deixar os amendoins soltinhos.

Artesanato
- trabalhos manuais – escultura, desenhos com areia colorida em garrafa, objetos em madeira, palha,
- rendas – roupas, lenços, toalhas, renda de bilros (almofada)
- croché
- cerâmica
- couro
- retalhos

Brinquedos e brincadeiras
- pião, finca, carrapeta ou pinhão
- pipa (ou papagaio)
- ioiô
- bolinhas de gude
- amarelinha
- passa anel
- queimado
- brincadeira de roda

Superstição

Crendices
- Viu uma vassoura caída? É indício de má sorte.
- Sua mão esquerda coçou? É dinheiro que vai entrar.
- Quer se livrar de pessoas indesejáveis? Coloque uma vassoura atrás da porta.
- Viu uma estrela cadente? Faça um pedido.
Proteção
- amuletos (metal ou madeira em formato de mão)
- patuás (saquinhos com rezas e símbolos)
- alho (evita mau olhado)
- arruda (planta – protege ambientes)
Sorte
- talismã (trevo de 4 folhas)
- pé de coelho
- ferradura
- duendes
Tradições vivas
- mistura de sabores – “pizza” (S.P.) – influência italiana.
- dança de fitas (tradição européia)
- torta de maçã (influência alemã)
- quadrilha (adaptação de dança francesa)

4 – Atividades

1 – Pesquisar gravuras que representem o folclore brasileiro, separá-las e agrupá-las por “tópicos”: lendas e histórias, músicas, parlendas, brincadeiras, festas, etc / montar um mural.
2 – Pesquisar brincadeiras e brinquedos do folclore brasileiro (solicitar ajuda dos pais e avós) / ensinar ao grupo a brincadeira (pais e avós poderão ensinar).
3 – Pesquisar, com pais e avós, uma adivinha / reunir várias adivinhas, registrá-las em papel (educador) / dobrar os papéis e sorteá-los / turma dividida em 2 grupos, responderá a adivinha do outro / adivinhas podem ser feitas em cartões, para serem respondidas graficamente e/ou lidas.
4 – Em grupo, elaborar oralmente, novas adivinhas / escrevê-las em cartões ou papel.
5 – Pesquisar quadrinhas e trazê-las para serem lidas em sala / conversar com a educadora o significado do vocabulário e idéia principal de cada quadrinha.
6 – Retirar das quadrinhas (oralmente) as palavras que rimam / criar (oralmente) com o grupo outras palavras que rimam com aquela.
7 – Educadora cita 1 palavra e solicita palavras que rimam (oralmente) / caixa com cartões escritos – 1 palavra em cada cartão / criança sorteia 1 cartão, lê e escreve palavras que rimem com aquela.
8 – Criar oralmente ou graficamente quadrinhas / fazer um livrinho de quadrinhas para o grupo.
9 – Educadora recita 1 quadrinha e suprime a última rima, para ser completada pelas crianças (oralmente ou graficamente).
10 – Cada criança escolhe 1 quadrinha e ilustra graficamente.
11 – Cada criança traz 1 cantiga de roda / educadora registra a letra em cartões. Educadora lê e a criança dramatiza. Crianças cantam e brincam de roda.
12 – Pesquisar parlendas / cada criança traz uma / Educadora registra em cartões / cada parlenda é acompanhada de uma brincadeira – brincar e dramatizar / cada criança escolhe uma parlenda e registra graficamente (desenho).
13 – Pesquisar lendas / cada criança traz uma lenda / educadora registra em cartões / após leitura de uma lenda , crianças dramatizam e representam graficamente (desenho) / destacar a mensagem ou idéia principal de cada lenda / interpretação oral (ou gráfica) de texto.
14 – Mural com os personagens de várias lendas confeccionadas com sucata, pintura , desenho.
15 – Pesquisar danças folclóricas / cada criança traz a dança de sua preferencia / educadora contextualiza lugar, característica, religião, música e instrumentos utilizados / assistir em vídeo, danças e músicas folclóricas – reproduzir cantando e dançando.
16 – Destacar a dança típica da região em que vivemos / registrar com fotos e gravuras.
17 – Pesquisar e ouvir músicas folclóricas (destacar religião e autor).
18 – Pesquisar e trazer objetos (reais) do artesanato brasileiro / caracterizar e identificar a região procedente / montar uma exposição.
19 – Confeccionar com argila e sucata peças de artesanato.
13 – Pesquisar pratos da culinária identificando e caracterizando a região procedente / registrar com gravuras, fotos e graficamente como ele é feito.
14 – Montar com o grupo um livro de receitas de culinária brasileira.
15 – Escolher com o grupo uma ou mais receitas e confeccioná-la para uma refeição na sala.
16 – Pesquisar os trajes típicos regionais / expor peças reais, gravuras e/ou fotos.
17 – Pesquisar a vida e a obra de Monteiro Lobato / registrar graficamente , com gravuras e fotos montando um cartaz.
18 – Contar histórias de Monteiro Lobato , trabalhar a história do Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens.
19 – Confeccionar com sucata personagens do sítio e montar bonecos para teatro.
20 – Criar novas histórias com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
21 – Criar poemas orais e/ou escrever para os diversos personagens.
23 – Brincadeiras e brinquedos – pesquisar e trazer de casa brinquedo.
24 – Pesquisar as festas populares, através de gravuras e fotos / confeccionar um painel.
25 – Pesquisar com os pais as superstições e crendices / registrar graficamente ou explicar oralmente para o grupo.






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