terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Dias de Chuva – Jogo das Sílabas

Jogo das Sílabas
Formação:
Alunos sentados em círculos, divididos em dois grupos, alternados no cículo.
Desenvolvimento:
O professor pede para que o grupo escolha uma palavra dissílaba (exemplo: bala). Como o círculo estará dividido em duas partes, uma das partes vai falar a primeira sílaba ba e a outra, a segunda sílaba Ia, ao mesmo tempo, ao sinal do professor.Um aluno se retira e, ao voltar, todos os colegas falarão ao mesmo tempo as sílabas. O aluno que estava de fora terá que advinhar qual é a palavra.
 


O Dono do Dicionário

Formação: Deve ser jogado por um número razoável de pessoas, algo em torno de 6 ou 7 competidores.
Desenvolvimento: O primeiro jogador, que será o “dono do jogo”, pega um dicionário (dicionário mesmo, um Aurélio, por exemplo), escolhe uma palavra, preferentemente incomum e copia uma das definições do dicionário. Aos demais será informada qual é a palavra (mas não o seu significado), e estes deverão escrever, cada um, uma definição que possa ser “aceita” como a definição correta da palavra. Todas as folhas com as definições são passadas ao “dono do jogo”, que passa a ler todas as definições, previamente embaralhadas, inclusive a correta. Depois todos os outros participantes votam indicando qual entendem ser a definição correta. Aquele que acertar a definição correta, ganha um ponto; a definição incorreta que vier a ser votada, recebe um ponto por cada voto recebido; se ninguém votar na definição correta, o “dono do jogo” recebe um ponto. A seguir, o dicionário é passado para outro jogador, a cada rodada, muda o “dono” do dicionário. Deverá ser combinado com quantos pontos terminará o jogo.
 

Jogos para Lugares reduzidos – Nó Maluco

Nó maluco
Formação:
Os alunos dispostos em círculo, peça-os que prestem atenção no colega da direita e no da esquerda e não esqueça.
Desenvolvimento:
Pode-se usar música. Enquanto toca a musica os alunos circulam livremente pelo espaço, mas o ideal é que eles não se distanciem muito. Na hora que a música parar os alunos devem ficar onde estão, e dar as mãos para os colegas que foram memorizados (o da direita e o da esquerda). Vai dar aquele nó! Então o professor vai pedir pra que eles desatem o nó mas sem soltar as mãos.
Alguns podem até ficar virados de costas, mas no final o nó será desfeito e voltará a formação inicial, o círculo.

Jogos para Dias de Chuva – Batata Quente

Batata Quente
Material: Um lenço
Formação:
Crianças em círculo assentadas, um em pé no centro
Desenvolvimento:
Ao sinal, um jogador atirará o lenço que é a “batata quente” a outro. Sem demorar, este deve arremessá-lo a qualquer jogador. Enquanto isso, o do meio do círculo corre, procurando apanhá-lo (o lenço). Ao conseguir seu intento, tomará o lugar do jogador que o tiver arremessado e este irá para o meio do círculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário