segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Plano anual para Educação Infantil
Linguagem Oral e Escrita

Conteúdos

Coordenação motora fina e grossa
Leitura de simbolos e figuras
Interpretação de textos variados
Vogais
Topologia da inicial do nome próprio e dos colegas



Objetivos:
Aprimorar a coordenação motora grossa e fina na produção gráfica;
Dominar a linguagem como meio de comunicação;
Reconhecer a escrita de vogais como instrumentos de comunicação;
Estimular a leitura por meio do lúdico, advinhas, trava lingua, poemas, etc;
Identificar a inicial do nome e de seus colegas

 
Matemática


 Conteúdos

 Numeral de 0 à 10
Contagem oral
Escrita numérica
Formas geométricas
Noções de grandeza e medidas
Noções de posição, massa, tempo e espaço
Noções de lateralidade
Noção de agrupamento
Jogos matemáticos
Classificação, seriação e conjunto.



Objetivos:

Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens
orais e as noções espaciais como ferramentas necessária no seu cotidiano;
Relacionar números à sua quantidade;
Reconhecer as formas geométricas básicas (triângulo, circulo, quadrado e retângulo);
Adquirir noções de espaço, tempo, grandeza, massa e posição em atividades lúdicas e cotidianas;
Desenvolver a coordenação motora por meio de escrita numérica;
Trabalhar socialização em brincadeiras e jogos livres e dirigidos;
Compreender a quantidade, igualdade e diferença;
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano
(noções de grandeza e medidas, noções de massa, posição, espaço, lateralidade,
agrupamento, seriação e classificação de objetos)
Movimento

Conteúdos
Expressividade;
Equilibrio e coordenação;
Mímica;
Coordenação Motora;
Orientação Espacial;
Danças;
Jogos e competições;
Resistência;
Agilidade;
Flexibilidade;
Brincadeiras de roda e ciranda;


Objetivos:

Aprimorar a capacidade de expressão corporal;
 Aprimorar os conhecimentos naturais e expressivos (andar, correr, saltar,nos diferentes planos espaciais);
 Dominar a capacidade de concentração; Repetir e criar novos movimentos para expressar-se;
  Desenvolver a percepção das sensações corporais,força,
 velocidade, limites, potencialidades, sinais vitais e esquema corporal;
 Dramatizar por meio de movimentos,fatos, fantasias e histórias;
Explorar diferentes dinâmicas de movimento;
Aprimorar a flexibilidade, agilidade e a coordenação motora grossa e fina;
Desenvolver na criança a percepção das sensações, limites, potencialidades e sinais vitais.
Artes Visuais e Musicais
Conteúdos
Modelagem
Cores
Desenhos livres e dirigidos
Recorte e Colagem
Reciclagem
Exposição de trabalhos
Dobraduras
Teatro
Fantoches
Desenho a partir do que foi observado
Video
Tecnicas de Pintura
Ritmos
Confecção e uso de instrumentos sonoros
Vivência da música folclórica
Brincadeiras e jogos ritmicos
Duração dos sons bem como do silêncio
Músicas e danças
Brinquedos de sucata

Objetivos:

Apreciar a própria produção e a dos colegas de classe, bem como ter contato com produções artísticas como: pintura, dobraduras, modelagens. etc;
Desenvolver atividades relacionadas a coordenação motora, criatividade, expressão de sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
 Desenvolver atividades de criação artística e expressão.
Desenvolver a criatividade, no brincar e no expressar sentimentos, idéias e visão de mundo;
Elaborar matérias para criação utilizando diferentes recursos;
 Expressar-se por meio da dramatização;
Desenvolver o fazer musical criando condições da apreciação nos vários gêneros musicais;
Reconhecer e produzir sons utilizando o próprio corpo e diversos objetos sonoros;
Adquirir percepção da prática de dramatização e construção de novos sentidos pela ação
expressiva e comunicativa da sonoridade da voz, do gesto, e da ação;
Aprimorar a sensibilidade, a audição, percepção e outros.
Natureza e Sociedade
Conteúdos
A escola e a sociedade
Eu
Plantas
Animais
Agua, ar e solo
Frutas
Alimentação
Higiene
Corpo Humano
Estações do Ano
Meios de transporte e comunicação
Direitos e deveres
Poluição e reciclagem
Fenômenos da Natureza
Profissões
Boneco Mascote
Datas comemorativas

Objetivos:
Reconhecer-se como membro de uma comunidade e também de uma familia;
Conhecer a formação e diversidade familiar;
Obter a noção de preservação da natureza, seus recursos necessários a sobrevivência e a importância da flora e fauna brasileira;
Conscientizar a preservação da natureza, os bons hábitos no ambiente e higiene;
Utilização e preservação do solo, água e ar;
 Apreciar e conhecer diversos tipos de frutas;
Compreender as características externas e internas do corpo humano;
Conhecer as datas comemorativas que compõe o calendário brasileiro e mundial; Identificar
 e reconhecer diversos meios de transporte e comunicação e sua atitude em nossa vida;
 Desenvolver o respeito a si próprio e aos outros;
 Estabelecer relações entre características do modo de vida de diversos grupos sociais;
Conhecer as diferenças climáticas bem como as estações do ano; desenvolver a conscientização e
 cuidado familiar, o respeito, higiene, amizade, sentimento de amor ao próximo por
meio do boneco mascote; valorizar os profissionais e sua importância social.



Fonte: Pedagoga - Luciana Barrach
Planejamento Anual para Educação Infantil
 
PLANEJAMENTO ANUAL
LINGUAGEM

COMPETÊNCIAS HABILIDADES EIXOS COGNITIVOS  
· Desenvolver a comunicação oral, para interagir e expressar ideias por meio da linguagem oral;
· Desenvolver e ampliar gradativamente suas
possibilidades de comunicação oral, escrita;
· Expandir o uso da linguagem oral, compreendendo-a em diferentes situações de
participação social. · Identificar os personagens da história contada pela professora;
· Manejar livros de histórias, fantoches recontando a sua história;
· Respeitar e aceitar as regras de convivência;
· Recontar fatos do cotidiano (sala de aula, parques, pátios brincadeiras);
· Expressar-se utilizando a pintura;
· Identificar a 1ª letra do nome;
· Realizar atividades de movimentação do corpo, trabalhando a expressão corporal;
· Apreciar as atividades lúdicas
compreendendo regras de jogos e brincadeiras;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se em situações do cotidiano;
· Conhecer o próprio corpo, nomeando suas partes;
· Interessar-se por histórias de literatura. Linguagem Escrita
· Reconhecimento da escrita da 1ª letra do nome;
· Desenvolvimento motor;
Linguagem Oral
· Visualização das consoantes (alfabeto);
· Conversas informais;
· Percepção visual e auditiva;
· Explorar gravuras;
· Leitura de diferentes gêneros literários, contos, poemas, parlendas, trava-línguas.
Expressão Corporal
· Noção de tempo e espaço;
· Lateralidade;
· Cantar fazendo gestos;
· Conhecer a localização das partes do corpo;
· Correr, andar, saltar, pular, marchar, chutar, arrastar e dançar;
· Participar de jogos e brincadeiras dirigidas.
· Educação sensorial.
MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS HABILIDADES EIXOS COGNITIVOS  
· Desenvolver a capacidade de reconhecer a cor apresentada no seu cotidiano;
· Desenvolver o raciocínio lógico exercitando as capacidades para
pensar logicamente com o
intuito de resolver situações-problema;
· Conhecer as figuras geométricas;
· Desenvolver a capacidade de diferenciar diferentes sons;
· Conhecer os números e reconhecê-los nas situações do dia a dia; · Identificar e reconhecer as cores primárias nos diferentes ambientes da escola;
· Relacionar figuras iguais quanto à cor e a forma;
· Observar os objetos em sala. Construir novos objetos a partir das noções de tempo e do
espaço. Manusear diferentes objetos;
· Classificar objetos, elementos, pessoas identificando as características ou atributos
fundamentais dos objetos;
· Identificar características semelhantes nos objetos de acordo com o conhecimento
lógico matemático (grande/ pequeno; cheio/vazio; muito/pouco; pesado/leve;
alto/baixo;
· Identificar e relacionar as formas geométricas com os objetos encontrados em seu dia-a-dia;;
· Vivenciar situações matemáticas através de
brincadeiras e dramatizações. Grandezas e medidas (Conceitos)
· Cheio/ vazio;
· Grande/pequeno;
· Dentro /fora;
· Muito/pouco;
· Em cima/ embaixo;
· Áspero/liso;
· Mole/duro;
· Grosso/fino;
· Alto/baixo;
· Quente/frio;
· Aberto/fechado.
Formas geométricas
· Triângulo;
· Círculo;
· Quadrado/Retângulo.
Cores Primárias
Noções de espaço
· Agrupar objetos;
· Representações por meio de desenhos em diferentes ângulos;
· Construções com blocos, maquetes e painéis;
· Circuito de obstáculos;
· Sistema de numeração;
· Quantificação de 1 a 5 · Visualização dos numerais de 0 a 10
· Contagem oral de 1 a 10.
· Agrupamento, classificação e seriação.
NATUREZA E SOCIEDADE

COMPETÊNCIAS HABILIDADES EIXOS COGNITIVOS  
· Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais,
plantas e com objetos diversos manifestando curiosidade e interesse;
· Estabelecer relações entre fenômenos da natureza;
· Desenvolver cuidados simples de higiene
com o corpo e o ambiente;
· Desenvolver a atenção e as habilidades de identificar, estabelecer relações e
solucionar problemas. · Compreender a importância da escola,
da professora e dos colegas;
· Reconhecer a importância dos bons hábitos de higiene;
· Identificar os diferentes ambientes da escola;
· Identificar as partes do corpo suas funções e características;.
· Relacionar as características das pessoas
que fazem parte da sua família;
· Identificar as datas comemorativas, como datas importantes em nosso meio
escolar;
· Desenvolver os hábitos de higiene;
· Identificar diferentes tipos de alimentos;
· Estimular a atenção e a observação;
· Valorizar a cultura brasileira e alagoana;
· Explorar o meio ambiente e suas riquezas;
· Identificar a festa Junina como atividade Folclórica de nossa tradição;
· Reconhecer as estações do ano, identificando suas características próprias;
· Identificar os direitos e deveres que precisamos ter no trânsito, reconhecendo sua sinalização;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Valorizar a Bandeira do Brasil e de Alagoas;
· Reconhecer o Natal, como data religiosa; Relações sociais
· Eu;
· Família;
· Escola;
· Hábitos de higiene corporal/saúde;
Seres vivos e ambiente natural;
· Meu corpo;
· Animais;
· Plantas;
· Os sentidos;
· Alimentação;
· Meio ambiente;
· Mudanças de tempo (Dia e noite);
· As estações do ano.
Trabalho
· Meios de comunicação;
· Meios de transportes;
· Profissões.
Cultura e tempo
· Carnaval;
· Circo;
· Páscoa;
· Índio;
· Dia das mães;
· Festa junina;
· Dia dos pais;
· Folclore;
· Trânsito;
· Pátria;
· Bíblia;
· Árvore;
· Dia das crianças;
· Nata
Planejamento Anual (Educação Infantil)



Encontrei um Planejamento muito interessante e detalhado na net (Escola Cirandinha) e estou compartilhando:





PLANEJAMENTO ANUAL


BERÇÁRIO
OBJETIVO
Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicossociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional. Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.
ATIVIDADES
ATIVIDADES
·  Estimulação tátil (acariciando o bebê sempre que possível e conversas diárias).
·  Estimulação visual, através de objetos coloridos, que permitam o manuseio com as mãos e a boca.
·  Estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto. Incentivar também o andar, segurando-o com as mãos.
·  Estimulação verbal conversando com a criança todo o tempo, brincando e sorrindo.
·  Introdução de alimentos com a paciência do professor, pois a adaptação nem sempre é fácil.
·  Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário.
·  Banhos agradáveis, acompanhados de conversas e músicas.
·  Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados).
·  Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, quando a criança apresentar maturidade.
·  Incentivo a fala.
·  Imposição de limites, dizendo não, toda vez que a criança colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

MINI – MATERNAL

OBJETIVO
Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
ATIVIDADES
Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
Higiene Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.
Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
Estimulação do próprio corpo,m identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
Apresentação das cores.
Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
Contos de histórias curtas.
Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
>Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
Traçados simples: Coordenação Motora.
Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Mante-la ocupada.
Levar a criança a participar das atividades de grupo.

OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2.
Egocentrismo.
Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar,
puxar, empurrar, etc.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:
·  Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
·  Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
 MATERNAL 1
OBJETIVO
Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...

Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.

Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.

Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.

Identificação do nome próprio.

Identificação das letras do nome próprio.

Identificação das vogais.

CONTEÚDO
Coordenação Motora Ampla.
Coordenação Motora Fina.
Discriminação Auditiva e Visual.
Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
Estudo do nome próprio.
Estudo das letras do nome próprio.
Apresentação das vogais.

ESTRATÉGIA
Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.

Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).

Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.

Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.

Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.

Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.

Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:

CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
Egocentrismo.

Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.

Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).

Criatividade

TIPOS DE BRINCADEIRAS:
Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).

Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

Brincadeiras sem regras.

Brincadeiras com poucas regras simples.

Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).

Estimulação e motivação.

Atividades lúdicas.

MATEMÁTICA
OBJETIVO
Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.

Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.

Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.

Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.

Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.

Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.

Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.

CONTEÚDO
Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.

Conceito de lateralidade.

Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.

Coordenação Motora.

discriminação audiovisual.

Seqüência e seriação.

Numeração:

• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...

Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.

Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.

Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.

Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.

Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.

Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.

Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.

Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.

Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDO
Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

Calendário (relação espaço tempo).

Família.

Escola (ambiente/colegas).

ESTRATÉGIA
Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.

Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.

Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.

Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.

Estimulação dos 5 sentidos.

Estimular o cuidado com a natureza.

Nomear e reconhecer diferentes animais.

Discriminação entre liso e áspero.

Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

CONTEÚDO
Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).

Esquema corporal.

Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.

Horticultura e jardinagem.

Animais.

Texturas (liso e áspero).

Alimentos.
ESTRATÉGIA
Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.

Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.

Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.

Plantação de mudas e flores.

Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.

Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.

Apresentação de alimentos.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.

Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.

Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO
Artes: desenho livre e pintura.

Sucata.

Argila e massinha.

ESTRATÉGIA
Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.

Material de sucata e criatividade do professor.

Apresentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
·  Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
·  Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
·  Permitir que a criança seja independente.
·  Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
·  Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
·  Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
·  Mante-la ocupada.
·  Levar a criança a participar das atividades de grupo.
 MATERNAL 2
LINGUAGEM ORAL
OBJETIVO
Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.

Desenvolver coordenação motora grossa (livre).

Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.

Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.

Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.

Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.

Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.

Identificar e reconhecer as vogais.

Identificar o nome próprio e as letras do nome.

CONTEÚDO
Eu (nome, idade, pais e colegas).

Coordenação motora.

Discriminação auditiva.

Discriminação visual.

Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).

Histórias e contos.

Memorização.

Vogais.

Nome próprio e letras do nome próprio.

ESTRATÉGIA
Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.

Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.

Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.

Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.

Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.

Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.

Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.

Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.

Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.

Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.

Estimular o uso do raciocínio da criança.

Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).

Nomear e identificar iguais e diferentes.

CONTEÚDO
Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.

Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.

Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).

Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.

Nomear iguais e diferentes.

ESTRATÉGIA
Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.

Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.

Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.

Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.

Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.

Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.

Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.

Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDO
Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

Calendário (relação espaço tempo).

Família.

Escola (ambiente/colegas).

ESTRATÉGIA
Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.

Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.

Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.

Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.

Estimulação dos 5 sentidos.

Estimular o cuidado com a natureza.

Nomear e reconhecer diferentes animais.

Discriminação entre liso e áspero.

Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

CONTEÚDO
Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).

Esquema corporal.

Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.

Horticultura e jardinagem.

Animais.

Texturas (liso e áspero).

Alimentos.
ESTRATÉGIA
Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.

Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.

Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.

Plantação de mudas e flores.

Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.

Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.

Apresentação de alimentos.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.

Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.

Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO
Artes: desenho livre e pintura.

Sucata.

Argila e massinha.

ESTRATÉGIA
Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.

Material de sucata e criatividade do professor.

Apresentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
·  Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
·  Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
·  Permitir que a criança seja independente.
·  Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
·  Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
·  Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
·  Mante-la ocupada.
·  Levar a criança a participar das atividades de grupo.
 JARDIM I - PORTUGUÊS
OBJETIVO
Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
Desenvolver Orientação espacial.

CONTEÚDO
Coordenação viso-motora:
Desenho livre.
Labirinto.
Pintura.
Recorte e colagem.
Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
Percepção visual:
Cor.
Forma.
Tamanho
Detalhes.
Complementação de figuras.
Letras (a, e, i, o, u).
Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.

ESTRATÉGIA
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.
Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO
Estruturas lógicas:
Discriminação (semelhanças e diferenças).
Comparação.
Identificação.
Conjuntos.
Correspondência.
Cores.
Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
Medidas:
Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
Distância entre os objetos (longe, perto).
Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
Massa (leve, pesado).
Temperatura (quente, frio).
Som (alto, baixo).
Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).

ESTRATÉGIA
Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
Desenvolver socialização.
Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
Estimular o reconhecimento da história Brasileira.

CONTEÚDO
Eu/Família/Casa.
Escola
Meios de Transporte/Trânsito.
Meios de Comunicação.
Profissões.
Datas Comemorativas:

Carnaval.
Páscoa.
Dia Nacional do Livro Infantil.
Dia do Índio.
Dia do Trabalho
Dia das Mães.
São João.
Dia dos Pais.
Dia do Soldado.
Folclore.
Independência.
Dia da Árvore.
Primavera.
Semana do Trânsito.
Dia das Crianças.
Proclamação da República.
Primavera.
Dia da Árvore.
Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
Nomear e reconhecer diferentes animais.
CONTEÚDO
O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).

ESTRATÉGIA
Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
Artes: desenho livre e pintura.
Sucata.
Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
Material de sucata e criatividade do professor.
Apresentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
·  Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
·  Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
·  Permitir que a criança seja independente.
·  Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
·  Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
·  Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
·  Mante-la ocupada.
·  Levar a criança a participar das atividades de grupo.

JARDIM II
 JARDIM II
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
OBJETIVO
Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
Iniciação as famílias silábicas.

CONTEÚDO
Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.

ESTRATÉGIA
Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
Histórias, músicas, vídeo e livros.
Atividades com sucatas (ex: embalagens).
Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.
Correção das lições e atividades.
Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.
MATEMÁTICA – JARDIM II
OBJETIVO
Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
Desenvolver o processo de adição.

CONTEÚDO
Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
Operação com Números: adição: total até 9.
Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
Fração: inteiro/metade.

ESTRATÉGIA
Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
Recorte, colagem e pintura.
Atividade com sucatas.
Músicas e histórias.
Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

AVALIAÇÃO
Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem.
Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.

CONTEÚDO
Desenho.
Pintura.
Impressão.
Recorte.
Alinhavo.
Tapeçaria.
Colagem.
Modelagem.
Dobradura.
Montagem.
Construção.
ESTRATÉGIA
Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
Revista, jornal e sucata.
Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.

AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
Formar bons hábitos de higiene e saúde.
Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
Explorar o ambiente em que vive.

CONTEÚDO
As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
Alimento/Culinária.
Plantas/Horticultura.
Animais.
ESTRATÉGIA
Explorar o meio em que estamos.
Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
Pinturas colagens, recortes.
Horta.
Passeios, excursões.
Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
Alimentos (frutas, verduras, legumes).


AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
Adaptar a criança à escola e à vida social.
Promover condições de um convívio agradável.
Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
Adquirir habilidades sociais.
Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

CONTEÚDO
Eu/Família.
Casa/Comunidade.
Escola.
Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
Datas Comemorativas:
(Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

ESTRATÉGIA
Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
INGLÊS
OBJETIVO
Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.

CONTEÚDO
Cores.
Números.
Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
Músicas.

ESTRATÉGIA
Vídeo.
Cartazes.
Desenhos.
Atividades gráficas.
Pintura, colagem e recorte.

AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
·  Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
·  Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
·  Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
·  Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
·  Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
·  Mante-la ocupada.
·  Levar a criança a participar das atividades de grupo.

 PRÉ
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM

I - PERÍODO PREPARATÓRIO
OBJETIVO
Desenvolver coordenação motora fina.

Discriminação esquerda direita.

Organizar espacialmente os traçados no papel.

Desenvolver coordenação viso-motora.

CONTEÚDO
Exercícios para desenvolver:
esquema corporal;
esquema espacial;
orientação temporal;
coordenação motora viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina);
percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato, gosto);
lateralidade.
Desenvolver campo lingüístico.
ESTRATÉGIA
Exercícios gráficos em folhas.

Jogos.

Brincadeiras.

Músicas.

Histórias.

Atividades com sucata.

Cartazes.

Atividades em caderno pedagógico.

AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária, observando e descrevendo o desempenho do aluno quanto à: participação, atenção, cooperação, interesse, execução das atividades, coordenação viso-motora, execução correta dos movimentos da esquerda para a direita.
II – ALFABETIZAÇÃO
1)- VOGAIS
OBJETIVOS
Identificar, ler e escrever as vogais.
Discriminar os sons oral e nasal.
Discriminar sons aberto e fechado.
Completar palavras de acordo com as figuras.
Traçar vogais corretamente.
Discriminar o som das vogais dentro de um contexto, utilizando músicas.

CONTEÚDO
Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas, minúsculas, de imprensa e cursivas.
Exercícios para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental.
ESTRATÉGIA
Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
Execução de exercícios gráficos.
Cartazes.
Coordenação-motora: andar sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa).
Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade com sucatas (embalagem).
Transcrição da letra de imprensa para letra cursiva.

AVALIAÇÃO
Avaliação diária. Através de exercícios orais e escritos o professor deve verificar se o aluno: traça corretamente as vogais, discrimina visualmente e auditivamente a vogal em estudo, lendo e escrevendo.
Avaliar o aluno através da participação, atenção e execução das atividades.

2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS
OBJETIVO
Identificar encontros vocálicos e vogais nasaladas.
Ler, escrever e empregar os encontros vocálicos.
Identificar o sinal gráfico ~ (til), ler e escrever.

CONTEÚDO
Encontros vocálicos em letras maiúsculas, minúsculas de imprensa e cursivas.
Vogais nasaladas: ã, ão, ãe, õe.
Desenvolver campo lingüístico e vocabulário.

ESTRATÉGIA
Apresentação dos encontros vocálicos e das vogais nasaladas em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos, poesias e parlendas.
Transcrição, cópias, ditados e exercícios.
Leitura, recorte e colagem.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, com a participação e atenção dos alunos. Verificar se o aluno: traça, transcreve, lê, interpreta e emprega corretamente os encontros vocálicos e a vogais nasaladas.
3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS
OBJETIVO
Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.
Automatizar o processo de formação.
Empregar corretamente o uso das famílias.
Treinar a escrita.
Executar os exercícios corretamente.
CONTEÚDO
Palavras-chave, famílias silábicas.
Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas, histórias e desenhos.
Ortografia.
ESTRATÉGIA
Apresentação das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras.
Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua através de: cópias, treino ortográfico, e exercícios gráficos com correções.
Verificação: se o aluno domina a grafia corretamente e atinge os objetivos propostos; se o aluno identifica, transcreve, copia e lê as famílias silábicas.
Avaliação diária através da atenção, interesse e participação da criança.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
Identificar figuras geométricas.
Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
Ampliar os conceitos matemáticos.
Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.
CONTEÚDO
Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
Conjuntos (unitário, vazio).
Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
ESTRATÉGIA
Apresentar conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas, recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação continua e diária para que o aluno desenvolva: interesse, atenção, raciocínio lógico-matemático e assimilação dos conteúdos.
Avaliar o aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e correções.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
Desenho.
Pintura.
Impressão.
Recorte.
Alinhavo.
Tapeçaria.
Colagem.
Modelagem.
Dobradura.
Montagem.
Construção.
ESTRATÉGIA
Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
Revista, jornal e sucata.
Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
Formar bons hábitos de higiene e saúde.
Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
Alimento/Culinária.
Plantas/Horticultura.
Animais.
ESTRATÉGIA
Explorar o meio em que estamos.
Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
Pinturas colagens, recortes.
Horta.
Passeios, excursões.
Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
Alimentos (frutas, verduras, legumes).

AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
Adaptar a criança à escola e à vida social.
Promover condições de um convívio agradável.
Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
Adquirir habilidades sociais.
Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
Eu/Família.
Casa/Comunidade.
Escola.
Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
Datas Comemorativas:
(Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
INGLÊS
OBJETIVO
Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
Cores.
Números.
Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
Músicas.
ESTRATÉGIA
Vídeo.
Cartazes.
Desenhos.
Atividades gráficas.
Pintura, colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
·Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
·Permitir que a criança seja independente.
·Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
·Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
·Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
·Mante-la ocupada.
·Levar a criança a participar das atividades de grupo.
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