segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

OS SENTIMENTOS!!!


 Os Sentimentos


Era uma vez uma ilha onde moravam todos os sentimentos:
 a Alegria, a Tristeza, a Vaidade, o Amor e outros... 
Um dia avisaram aos moradores desta ilha que a mesma ia ser inundada.
 Apavorado o Amor cuidou para que todos os sentimentos se salvassem. 
Ele disse: - Fujam a ilha será inundada! Todos correram e pegaram seus barquinhos para irem até um morro bem alto.
 Quando estava quase se afogando, correu para pedir ajuda. 
Vinha vindo a Riqueza, ele disse: - Riqueza, me leva com você? - Não posso, meu barco está cheio de prata e ouro, você não vai caber.
 Passou a Vaidade, e ele disse: - Vaidade, me leva com você? - Não posso você vai sujar meu barco novo.
 Dai passou a Tristeza: - Tristeza me leva com você? - Ah! Amor, eu estou triste que preciso ir sozinha. 
Passou a Alegria mas ela estava tão alegre e nem me ouvia! 
- Já desesperado e achando que ia ficar só, o Amor começou a chorar. 
Dai então passou um barquinho com um velhinho e falou: - Sobe Amor eu te levo! 
O Amor ficou tão feliz que até se esqueceu de perguntar o nome do velhinho. 
Chegando no morro alto, ele perguntou a Sabedoria. - Sabedoria quem era aquele velhinho que me trouxe até aqui? - Ela respondeu o Tempo.
 - Mas porque só o Tempo me trouxe aqui? - Porque só o tempo é capaz de entender um grande Amor!!

11 de Fevereiro - "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Tudo o que o homem semear, isto também colherá" (GI 6.7).


11 de Fevereiro

Viver ou morrer?

Leitura Bíblica:
1 Tessalonicenses 5.4 -11






(Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?)
(Rm 6.1,2).

Todas estas perguntas parecem tão óbvias, não é mesmo? Na teoria, muitíssimas pessoas responderiam a todas elas de forma satisfatória, porém na prática a história é bem outra. Quer ver um exemplo bem trágico? Observe o feriado de carnaval: há pessoas que passam o ano todo ou no mínimo muitos dias pensando em como extravasar suas energias a fim de lhes proporcionarem o maior nível de prazer possível, sem nem ao menos se preocupar com o próximo ou, pior, se suas atitudes agradarão a Deus.
Ainda há pessoas, como um colega de trabalho que tive numa antiga empresa, que fazem questão de planejar toda a sua trajetória de pecado confiados na famosa “quarta-feira de cinzas”. Em outras palavras, ficam dispostos e encorajados a pecar achando que a graça de Deus os alcançará automaticamente. É claro que, como cristãos, cremos num Deus misericordioso e de infinita graça, e também sabemos que estamos num mundo que nos tenta a todo o instante. Mas quando decidimos pecar achando que Deus será obrigado a nos perdoar, isso é o mesmo que zombar de Deus e insultar o seu Espírito de Graça. Assim, só nos resta tomar a decisão certa: procurar vencer os desejos contrários às instruções de Deus e viver sob a orientação maravilhosa do Espírito Santo, nosso Conselheiro. E, se pecarmos, lembremos sempre de nos arrepender e de buscar uma dedicação cada vez maior a Deus. Afinal, somos filhos de Deus e algo extraordinário está à nossa disposição: a vida eterna em Cristo, nosso Senhor. Então, o que escolher? Dar ouvidos às tentações e ao pecado que trazem morte ou viver para Deus, o autor da verdadeira alegria? Lembre-se: a escolha é sua. – RPM.

10 de Fevereiro - Por meio de Cristo, podemos esquecer o passado ruim e receber nova vida.


10 de Fevereiro

O passado
Leitura bíblica: 
1 Pedro 4.1-5

(No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos (1 Pe 4.3a)

Um casal de norte-americanos vendeu tudo que possuía nos Estados Unidos e comprou uma pousada em Samoa. Fixaram-se na ilha, pois desejavam terminar a vida num paraíso. Certo dia, sentiram um ligeiro tremor de terra. Subiram correndo em diração ao pico da montanha atrás da pousada. o que viram? O mar havia recuado cerca de um quilômetro da praia. Troncos, peixes e restos de lixo que estavam no fundo do mar foram postos foram postos à vista. A seguir, veio uma onda destruidora. Aquele recuo era o início do tsunami. O mar abriu o seu passado aos olhos de todos. Em seu fundo jazia o lixo lançado pelos humanos, emporcalhando-o. Pedro se refere ao passado que todos nós temos. Nele, há suficientes detritos morais para nos condenar: é o que juntamos nos tempos em que vivíamos sem Cristo e fazíamos coisas que desagradam a Deus. Mas este período de nossas vidas não volta mais: foi perdoado pelo Senhor. Paulo escreveu que "As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas" (2Co 5.17b). Falar, comer, beber, sorrir, divertir-se, negociar e relacionar-se com outros: tudo muda sua forma. Aprendemos a viver não mais conforme a sociedade, mas segundo os ensinos do Mestre. Quanto mais cedo prestarmos contas a Deus e pedirmos seu perdão, menos ficará de detrito. Cristo, com sua morte na cruz, purifica-nos totalmente. Ele sofreu por nós: não precisava reatar seu relacionamento com o Pai, nós é que precisávamos. Muitas pessoas gastam fortunas para que os psicólogos apaguem seu passado. Múltiplas síndromes acompanham milhões, trazendo-lhes sofrimentos e, qualquer balanço nas águas, faz aparecer o fundo lodoso. Depois, vem o tsunami. Como é glorioso saber que o recuo das águas na vida do cristão deixará à vista um solo limpo por Cristo, com o seu sangue. O futuro é um lindo horizonte. O passado "já era": foi esquecido por Deus e já não condena mais! - MJT.

7 DE FEVEREIRO - JESUS CRISTO É O ÚNICO REI ETERNO QUE MERECE NOSSA ADORAÇÃO.


7 de Fevereiro

Rei

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 6.12-16

(Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos senhores (Ap 19.16)



Um restaurante local está anunciando que "César é Rei". Refere-se a uma bebida não alcoólica que deseja vender aos seus clientes. É uma mistura de legumes liquidificados misturados com suco de tomate temperado com sal, pimenta e outros condimentos. Aqueles que já tomaram o tal "rei" descrevem-no como horrível! Parece que César, a bebida, lembra o caráter do César, o imperador romano, que os primeiros cristãos tinham de suportar. Ele não somente era o imperador (ou rei!) mas também exigia que os cidadãos romanos o adorassem como um deus e confessassem  que ele era Senhor. Muitos recusaram-se a fazê-lo e por isso foram perseguidos, sofreram e às vezes chegaram a ser mortos. Para eles, o único Rei era o Senhor Jesus Cristo, que morreu na cruz, foi supultado e ressuscitou. Nenhum outro poderia tomar o seu lugar. 
Timóteo, a quem o apóstolo Paulo escreveu o texto que você leu hoje na Bíblia, vivia sob aquela pressão de César. Paulo o instrui a combater o bom combate da fé até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo - e como razão disso afirma o mesmo que diz o versículo em destaque: Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Jesus está acima de todos os reis da terra  e somente ele é o Senhor que devemos adorar. É o que vencerá todo o poder maléfico e destruidor de Satanás. 
Com César ou sem ele, o cristão enfrenta ainda em nossos dias o mesmo desafio dos seus irmãos do passado. Ele é desafiado a manter-se puro em meio a um ambiente corrupto e a não aceitar os muitos "reis" religiosos que se oferecem por aí - e pode sofrer por isso. Contudo, todo poder que se opõe a Cristo não terá êxito. No fim dos tempos o único que há de se manifestar como Rei dos reis e Senhor dos senhores é Jesus Cristo, que vem para vencer e dará ao cristão fiel a vitória final. - JG.

23 de Janeiro - Deus atende nossas orações quando isto o glorificar e for benéfico para nós.


23  de Janeiro
Deus ouve.
Leitura Bíblica:
Isaías 59.1-2
(Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres (Tg 4.3).



Certa amiga me confessou que não era feliz apesar das suas posses, e que Deus a teria esquecido, pois não dava ouvidos às suas orações. Ás vezes realmente podemos ter essa impressão, mas ele ouve sem dúvida nossas orações e súplicas, só que muitas vezes não nos atende por que muitas vezes não nos atende por causa do nosso egoísmo. Este nos faz achar-nos mais importantes que o próprio Deus. É o que a Bíblia chama de "pecado", ou também de maldade ou iniquidade. Lemos hoje o profeta Isaías dizendo que Deus não está surdo. Precisamos entender que, embora seu amor por nós seja imenso, é necessário nos afastarmos desse pecado que nos cerca e que praticamos; caso contrário, Deus não nos atenderá, fazendo realmente com que pareça surdo. Deus ama o pecador apesar do seu pecado, mas por isso mesmo este precisa ser eliminado antes de tudo. Portanto, nossos pecados tem de ser confessados ao Senhor não está escolhido, diz Isaías, e pode alcançar-nos no mais profundo abismo que nos encontrarmos. Pensar que Deus nos esqueceu é um equívoco fatal porque nos afasta da própria fonte da vida. Deus jamais nos esquece (Is 49.15-16), mas nos vigia para ver qual é a nossa intenção. Temos de começar a mudar o nosso estilo de vida dizendo o seguinte: Meus Deus, estou vivendo sem perspectivas de vida, mas sei que és poderoso e podes me mudar; por isso, perdoa meus pecados, estende teus braços e tira-me desta situação humilhante que estou passando, restaura-me para que eu possa sentir a tua paz. -ETS.

22 de Janeiro - Conhecer a hora de esperar e de agir é sabedoria que vale a pena pedir a Deus.


22 de Janeiro
Espera ativa
Leitura Bíblica:
Lucas 2.25-35
(Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8.14).



Sabemos pouco sobre Simeão, de quem lemos hoje - na verdade, apenas aquilo que está escrito aí. Essas informações, porém, são suficientes para desenhar um perfil muito instrutivo dele. Dois dos seus aspectos eram bem comuns: pertencia ao povo de Israel, como quase todos naquele lugar, e esperava a "consolação" de Israel, ou seja, a restauração da nação, naquela época oprimida pelo Império Romano. O fato de ter sido justo e piedoso já não é assim tão óbvio: justiça e piedade podem ser muito bem fingidas. Existiam (e existem até hoje) grandes especialistas nessa arte. No caso de Simeão, porém, eram qualidades autênticas, porque lemos que o Espírito Santo estava sobre ele. De acordo com o versículo em destaque, isso demonstra que ele era filho de Deus.
Não sabemos como Simeão levava a vida. O texto não diz, mas sugere que ele já era idoso - ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor e, após tomar o pequeno Jesus nos braços, afirma que agora poderia partir em paz. Sua carreira estava completa. É fácil imaginar que uma pessoa assim não fizesse mais nada - era velho e esperava. Talvez passasse o dia cochilando. Entretanto, fica claro que não era assim. De qualquer forma, ele estava bem atento aos recados que deus teria para ele por meio do seu Espírito - e quando este se manifestou, Simeão não perdeu tempo. Tratou de atender ao aviso que recebeu e foi ao templo - o lugar lógico para encontrar alguém que Deus tivesse enviado - e lá encontrou o que esperava há tanto tempo.
Outros também esperavam a restauração de Israel: havia os zelotes, que tentavam resolver a questão pela violência, e aqueles que se acomodavam e tratavam de tirar da situação o proveito possível. De Simeão quero aprender a me manter ao mesmo tempo paciente na espera e alerta para as instruções de Deus - e então agir sem demora. - RK.

21 de Janeiro - A presença de Jesus cria uma área de segurança para o nosso espírito.


21 de Janeiro
Seguindo à distância
Leitura Bíblica:
Lucas 22.54-62
(Pedro os seguia à distância (Lc 22.54b).



No texto bíblico de hoje observamos a posição perigosa de Pedro na noite em que o Senhor Jesus Cristo foi traído. Aliás, Pedro estava sempre em posição perigosa quando se afastava de Jesus, Bem intencionado, mas instável e impulsivo, necessitava em especial da mão amiga do Senhor Jesus Cristo.
Foi por segui-lo de longe que ele fracassou vergonhosamente. Arrependeu-se quando Jesus o olhou e ele se deu conta do que havia feito.
Em outra ocasião, afastados um pouco de Jesus, seus discípulos começaram uma acalorada discussão sobre quem deles seria o maior. Quando estavam de novo em casa, o Senhor perguntou-lhes: "O que vocês estavam discutindo no caminho?" (Mc 9:33). Pedro, sempre pronto a falar, daquela vez ficou em silêncio. Envergonhara-se do baixo nível da conversação quando distante do seu Mestre.
Não seria sempre assim? Quando o cristão sai da luz e do amor de Jesus, cai em armadilhas. É muito perigoso. Infelizmente é fácil ser como Pedro: Segue-se Jesus à distância, não assumindo um compromisso sério com o Senhor. Falata-se aos cultos, fica-se distante dos outros cristãos, não se lê nem se estuda a Bíblia e também não se ora com regularidade. Desta forma podemos chamar-nos de cristãos, mas de fato estar muito distantes do Senhor, fora da área de segurança de que necessitamos para não cair nas muitas armadilhas espirituais que existem por aí. Tal como foi com Pedro, o resultado será no mínimo um amargo remorso, com o risco de perder completamente o rumo da vida cristã. Por que arriscar-nos desta maneira quando podemos manter uma comunhão constante com Cristo, fortalecendo e orientando nossa vida tal como necessitamos? Afinal, ele prometeu estar conosco todos os dias...(Mt 28.20)- MM

20 de Janeiro - Deus tem tarefas para os seus filhos, mas antes de tudo os habilita.


20 DE JANEIRO
AMPARA-ME
LEITURA BÍBLICA:
Deuteronômio 31.1-8
(Nunca o deixarei, nunca o abandonarei (js 1.5b).



Nun determinado dia, Moisés foi chamado pelo Senhor Deus para liderar os hebreus, seu povo, quando saíssem do Egito, onde viviam escravizados, a fim de conduzi-los à terra que ele mesmo, Deus, designara para habitação perpétua deles. Todavia, Moisés mostrou insegurança, receio mesmo, julgando-se incapaz de enfrentar o faraó (o rei do Egito) para esse fim - e, de fato, sua tarefa foi bem árdua. Ele tinha problemas com a fala, mas o Senhor o orientou a procurar duplo amparo e auxílio: primeiro de Deus mesmo, que o orientaria, e também de seu irmão Arão, que era bem fluente verbalmente e falaria por ele, conforme ocorreu nos primeiros encontros com o faraó.
Isso foi no início, mas depois ele se desincumbiu da tarefa contando apenas com a direção e o amparo de Deus, que lhe transmita as palavras, além de lhe dar poderes especiais, o que era suficiente. 
Por não desamparar e nem deixar Moisés sozinho, Deus fez crescer nele essa convicção de que o nosso Pai Celeste não nos abandona nunca. 
Com a morte de Moisés, Deus repetiu a mesma promessa ao seu sucessor, Josué (é o versículo em destaque) e, de fato, não o deixou e nem o desamparou quando agora teve de liderar o povo na conquista da terra prometida. 
A garantia de Deus de não nos desamparar e nem nos deixar é taão forte, tão importante, e nos dá tanta segurança, que foi novamente lembrada no Novo Testamento (Hb 13.5).
Como Moisés e depois Josué, precisamos pedir a Deus, e tão somente a ele, que nos dirija, oriente e ampare sempre. Assim ele poderá realizar a sua vontade por meio da nossa vida e do que fizermos, para que todo este mundo venha a conhecer o seu amor e tenha oportunidade de reconciliar-se com ele. - ETA.

19 de Janeiro - O pó tomou conta de sua vida? Jesus pode limpá-la.


19 de Janeiro 
Tirar o pó
Leitura Bíblica:
Isaías 1.16-18
(Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons ( Pv 15.3).



Estava fazendo a faxina em casa, e me chamou a atenção que quando se tira o pó dos móveis, principalmente de uma estante com livros, ninguém percebe a poeira se não removemos aquilo que o cobre. Somente quem faz a limpeza é que sabe o tanto de poeira que se esconde embaixo das coisas. 
Algumas vezes agimos assim em relação a nós mesmos. Temos uma "poeira" dentro de nós que incomoda, dá alergia e faz espirrar, mas que permanece escondida. Um outro nome para ela é pecado. São aqueles pensamentos, sentimentos e atitudes que desagradam a Deus, embora ninguém mais saiba que existem. Podemos escondê-los das pessoas, mas para Deus nada passa despercebido. Ele conhece cada pensamento do nosso coração e tudo o que acontece em nosso íntimo (veja o versículo em destaque).
Se não for retirada totalmente, a poeira se impregna no móvel e vai criando crostas, e então cada vez fica mais difícil removê-la. Assim também é com o pecado: de tanto ficar acumulado, ele começa a fazer parte da nossa rotina e do nosso comportamento. As más atitudes passam a ser normais e nem percebemos mais que elas não agradam a Deus. 
Na sua infinita sabedoria, Deus não criou nada empoeirado. Pelo contrário, ele até nos dá o "lustra-móveis" eficaz para podermos ficar limpos: Jesus. Ele veio ao mundo para libertar as pessoas da escravidão ao pecado, carregando em suas costas a marca do castigo que deveria ser meu e seu, pagando dessa forma o alto preço na cruz: deu sua vida para que a nossa fosse limpa. 
Somente por meio de Jesus é que somos purificados e recebemos o perdão de toda sujeira que quer nos impregnar. Hoje talvez seja a oportunidade de "tirar o pó" de sua vida, confessando com Deus. Faça isso diariamente e experimente o alívio que Jesus proporciona àqueles que o seguem - APS.

18 de Janeiro - Quer livrar-se dos seus inimigos? Ame-os!


18 de Janeiro
Rivais
Leitura Bíblica:
Salmo 109.1-20
(Amem os seus inimigos e façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam (Lc 6.27-28).


O texto que lemos hoje assusta? Mas não é assim que agimos muitas vezes? Queremos que Deus nos vingue, castigando aqueles que nos prejudicaram. Davi chegou a pedir que a morte apanhasse seus inimigos de surpresa e eles descessem vivos à sepultura (Sl 55.15)!
Você pode argumentar que não tem inimigos declarados. Pense, então, naquelas pessoas que tornam sua vida mais difícil por meio de engano, desrespeito e até violência. Por exemplo, no estado onde moro a rivalidade entre os dois principais times de futebol é muito grande. Os comentaristas esportivos dizem que há uma "gangorra":  se um dos times está bem, o outro não estará. Sendo assim, é muito difícil conviver pacificamente. Trocar de time, então, é considerado traição. A rivalidade é tão "normal" que um dia parabenizei um amigo por uma conquista do "time inimigo" e ele ficou surpreso!
Jesus ensinou que devemos amar nossos inimigos (veja o versículo em destaque). Como é difícil fazer isso! Pensamos que tais pessoas não merecem nosso amor - mas esquecemos que nós também não merecíamos o amor de Deus. Contudo, ele ama os bons e os maus. Cristo morreu para reconciliar com Deus até mesmo aqueles que o crucificaram.
Tenho de admitir: não sou capaz de amar assim. Preciso da ajuda de Deus a cada dia. Somente por amor a ele posso abandonar minhas restrições pessoais e retribuir o mal com o bem. É mais fácil amar apenas quem é agradável e confiável, e que me ama também - mas até as pessoas sem Deus fazem isso! Os cristãos tem de ir além e surpreender os outros fazendo aquilo que eles não esperam. Jesus disse que devemos orar por eles e também demonstrar em ações concretas nosso amor. Se eles não mudarem de atitude, problema deles - nós mudamos! Não seremos mais motivados pelas ações dos outros, mas pelo desejo de obedecer a Deus. -VWR.

15 de Janeiro - "Escolhi o caminho da fidelidade; decidi seguir as tuas ordenanças" ( SI 119.30).


15 de Janeiro
Escolhas
Leitura Bíblica:
Gênesis 3.1-13
(Dirige os meus passos conforme a tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine (Sl 119.133). 



Em nossas escolhas diárias, muitas vezes não temos uma orientação clara de Deus - e ela nem é necessária, como quanto ao que vamos vestir ou comer, por exemplo. Porém, em outras ocasiões bem mais importantes, sabemos exatamente o que Deus ordena. Adão e Eva também sabiam: deveriam cuidar do jardim e podiam comer os frutos de todas as árvores, exceto de uma (Gn 2.15-17). Havia uma proibição bem clara, que na verdade era um teste. E eles falharam. 
Assim como no caso deles, nossas escolhas (obedecer a Deus ou não) vão nos aproximar de Deus ou nos distanciar dele. A desobediência do primeiro casal trouxe uma consequência que afetou toda a humanidade: a separação de Deus, que só foi superada com a morte de Cristo em nosso lugar. Isso deveria nos fazer pensar mais nos resultados de nossas atitudes do que no prazer proporcionado por elas - aliás, o gosto da fruta não deve ter sido tão bom quanto parecia, não é mesmo?
É fácil condená-los, mas teríamos feito diferente em seu lugar? Quantas vezes sabemos exatamente o que Deus quer, mas escolhemos desobedecer-lhe? Somos testados diariamente e tentados a, como Eva, ouvir mais os outros do que Deus. Há vozes por todos os lados querendo nos convencer de que não vale a pena segui-lo. Não podemos dar ouvidos a tais argumentos - temos de prestar atenção somente ao Espírito de Deus. Ele fala conosco pessoalmente e por meio da Bíblia. Aliás, é o conhecimento do que Deus disse em sua Palavra que nos protege contra as tentações. Quanto mais conhecermos Deus pessoalmente por meio de experiências com ele, mais teremos certeza de que ele tem o melhor para nós. Afinal, fomos criados por ele - quem melhor que o Criador para saber o que precisamos e por qual caminho devemos seguir? - VWR.

14 de Janeiro - Deus está próximo - à distância de uma oração.


14 de Janeiro
Proximidade
Leitura Bíblica:
Êxodo 3.1-10
(O Senhor está perto de todos os que o invocam ... com sinceridade (Sl 145.18).

Matthew Henry é escritor de comentários da Bíblia. Certo dia, foi assaltado e fez a seguinte anotação em seu diário: "Estou agradecido; primeiro, porque nunca fui roubado antes; segundo, porque, apesar de terem levado minha carteira, não me tiraram a vida; terceiro, porque, apesar de terem levado tudo, não perdi muita coisa, quarto, fui roubado: não fui eu que roubei". Interessante a forma que ele encontrou para falar a respeito de um problema que estava enfrentando. Ele não esqueceu que podia ser grato, apesar de ter passado por um mau momento.
Temos muito mais motivos para agradecer do que para reclamar. O maior deles, com certeza, é o amor de Deus por nós. Ele conhece nossas dores e se aproxima com amor. É maravilhoso saber que o Criador se preocupa conosco, simples e miseráveis criaturas. Ele é quem nos dá força e paz. 
Precisamos lembrar que Deus está próximo de nós e a cada dia demonstra seu cuidado conosco. podemos nos esquecer disso, distraídos pelo vazio da decpção, pela dor de algum problema, pela angústia e pela tristeza que nos cercam. No texto de hoje, Deus disse que tinha escutado o clamor do seu povo e "descido" até eles, ou seja, ia agir. Da mesma forma, ele nos diz: "Certamente vi sua aflição, ouvi o seu clamor, sei o quanto você está sofrendo" - e intervém em nossa vida.
Deus apareceu a Moisés numa sarça que, mesmo pegando fogo, não se consumia. Quando Moisés se aproximou, soube que o Senhor estava ali e que não poderia aproximar-se daquele lugar santo de qualquer maneira. Tirar as sandálias era sinal de reverência e humildade. Hoje, é muito importante saber que só podemos chegar diante de Deus se nos humilharmos na sua presença e reconhecermos que precisamos dele. 
Deus está perto e se importa conosco - eis um bom motivo para agradecer a Deus e consagrar a vida a ele! - HSG.

13 Janeiro - Se Deus não estiver presente na sua vida, não será por Ele não querer.


13 de Janeiro
Entre nós!
Leitura Bíblica:
Oseias 11.1-9
(Não executarei a minha ira impetuosa, não tornarei a destruir Efraim. Pois sou Deus, e não homem, o santo no meio de vocês (Os 11.9).

Um dia desses fui convidado para uma cerimônia de colação de grau de um amigo. Ele estava concluindo o seu curso de Direito. Na oportunidade concedida à oradora da turma, esta homenageou seus professores, colegas, familiares e a todos os presentes daquele auditório pela contribuição de cada um ao longo do curso. Fez também questão de homenagera sua avó, já falecida, por tê-la apoiado durante o período de seus curso, pois certamente estaria muito feliz de estar próxima de sua neta para viver aquele brilhante momento. Diferentemente da situação da oradora daquela turma, no texto de hoje, no versículo 9 mais precisamente, Deus enuncia por meio do profeta Oseias quatro palavras que nos chamam a atenção: "no meio de vocês". Aí desejo fazer algumas perguntas: você acredita nisso? Voc}e acredita que Deus está próximo? Ele deseja que você acredite. Ele quer que você saiba que ele está inserido no seu mundo. Onde quer que você esteja, ele está presente: no seu escritório, em sua casa, no carro, no quarto, onde for, está próximo. Sabe por quê? Para cuidar de você. O profeta mostrou as várias maneiras de como Deus cuidou de Israel, provando estar próximo do seu povo. O que Deus foi autrora para Israel, é para nós hoje. Isso também ele faz por você, por mim, por todos que nele acreditam. Ele está conosco nas horas alegres e tristes. Preocupa-se com os nossos desejos e sentimentos, e jamais nos abandona em qualquer momento da nossa vida. Está conosco tanto no início como no fim da semana e vem ao seu encontro diariamente no lugar de que você mais gosta: sua casa. Ali ele está presente todos os dias. Bate à porta. Mas depende de você deixá-lo entrar e ficar com você. - KCB.

12 de Janeiro - É necessário praticar exercício espiritual se quisermos ser cristãos saudáveis.


12 de Janeiro
Exercícios
Leitura Bíblica:
I Timóteo 4.1 - 16
(Rejeite... as fábulas profanas e tolas, e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura (1 Tm 4.7-8).


Muitos de nós vivem uma vida sedentária - parece que o único movimento que fazem é levantar o garfo até a boca. Como consequência da folta de exercícios físicos, aparece uma série de doenças, sem falar na obesidade, que também é um risco à saúde.
Quais as vantagens dos exercícios físicos? Não deve ser novidade: o exercício dá mais energia, ajuda a retardar o envelhecimento e renova os músculos. Exercitar-se previne a degeneração física. É como se prolongasse a juventude. Faz bem para a pele, aumentando o fluxo sanguíneo nela, provendo-a de nutrientes e retirnando as toxinas. Também ajuda a perder peso. Pessoas ativas são menos sujeitas a ter problemas cardíacos. Percebemos no próprio corpo o resultado da falta exercícios físicos.
Quero, porém, falar agora de um outro tipo de exercício: o espíritual. Ele é tão necessário quanto o outro. Por quê? Porque o homem não é só corpo, também é espirito. O exercício espiritual consiste em diariamente meditar na Palavra de Deus, falar com ele em oração e proceder bem. Quando deixamos de fazer isso, ficamos sujeitos a obesidade espiritual. O que seria isso? É alimentar o nosso espírito com tudo que é falso, abominável e ruim. A obesidade espiritual pesa e nos rouba as forças para vencer as lutas espirituais. Não conseguimos reagir.
Por isso, o apóstolo Paulo escreveu ao jovem Timóteo as recomendações da nossa leitura de hoje e, em particular, o que está no versículo em destaque. 
Convido você a praticar esses exercícios espirituais para poder crescer espiritualmente. Para vencer as lutas diárias da vida é preciso ter vigor, e este só vem com a prática - espiritual e fisicamente. - CPV.

11 de Janeiro - Na presença de Deus, qualquer diferença com meu próximo torna-se insignificante.


11 de Janeiro 
Discriminação
Leitura Bíblica:
Tiago 2.1-9
(Deus não trata as pessoas com parcialidade (At 10.34b).

Apesar dos esforços para se difundir ideias de igualdade, a tendência humana de julgar os outros por sua aparência, rotulá-los e separá-los em grupos ainda é muito comum. George Orwell escreveu em um de seus livros: "Todos... são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros". Não é assim que agimos? Temos nossos "preferidos". Interessante é que, ao observarmos a vida de Jesus, percebemos que ele tinha amigos próximos, sim, mas não deixou de dar atenção a todos. Curou ricos e pobres, respondeu a perguntas de amigos e inimigos, tratou da mesma forma escravos e governantes. Ele não demonstrou preferências nem discriminava as pessoas. Não valorizava à aparências, pois conhecia o coração daqueles que o procuravam - e os amava! Sua morte na cruz não aconteceu para aproximar de Deus apenas aqueles que seguiam as leis divinas ou tinham uma vida correta. Ele morreu por todos!
O texto de hoje refere-se, em especial, à discriminação de pessoas devido à sua classe social. Nosso mundo é tão egoísta e mesquinho que é comum ver pessoas atravessando a rua para fazer de conta que não viram um mendigo, ou não atendendo a um cliente se ele está mal vestido. Tiago escreveu sua carta há séculos, e mesmo assim ela é tão atual: "Vocês têm desprezado o pobre". Agindo assim, explica, deixamos de cumprir o mandamento de amar ao próximo. Esquecemos que para Deus não importa como alguém está vestido ou seu saldo no banco- importa o coração (veja 1sm 16.7). No texto de hoje aprendemos que uma característica do discípulo de Cristo é não fazer diferença entre as pessoas (v 1). Se quisermos imitar Jesus, temos de tratar todos da mesma forma - como, aliás, esperamos ser tratados. Isso inclui compartilhar o evangelho com todos, dedicar nosso tempo e interesse da mesma maneira a qualquer um e estar dispostos a amar as pessoas, sem preconceitos ou rótulos. - VWR.

10 de Janeiro - Andar como Jesus andou não é esquisitice, mas ser positivamente diferente!


10 de Janeiro
ANDAR DIFERENTE
Leitura Bíblica:
Efésios 5.1-15
(Noé era homem justo, integro entre o povo da sua época; ele andava com Deus (Gn 6.9).

Como posso andar de modo diferente? Paulo nos mostra em Efésios um modelo de procedimento, o modelo de Cristo. Em nossos dias, as pesoas seguem a moda, procuram usar a roupa que os modelos usam, copiam o jeito das novelas... O modelo apresentado na Bíblia destina-se a mostrar ao mundo uma forma diferente de viver, que vai além das vestimentas e do que os outros enxergam em mim exteriormente. Andando como Jesus, mostro ao mundo que pertenço a ele e que obedeço aos seus mandamentos. Vamos destacar alguns elementos do texto que você acabou de ler:
1- Andar em amor (v 2). Cristo é o exemplo em tudo na nossa vida. Ele deu-se totalmente, perdoou, amou os pecadores mesmo sem estes merecerem, ajudou os necessitados, sofreu em amor, fez o que Deus queria. Foi obediente do início ao fim. E nós, como mostramos amor?
2- Andar como filhos da luz (v 8). Andar como uma pessoa regenerada, que tem Cristo como centro da vida, experimentando e provando o que é agradável a Deus. Seremos conhecidos pelos nossos frutos, isto é: por aquilo que a nossa vida produzir.
3- Andar como sábios (v 15). Trata-se de observar e analisar em nossa vida se temos feito o que vem de Deus ou não. Cada um deve analisar a si próprio, pois o julgamento de Deus também será individual. Preciso procurar compreender qual é a vontade de Deus para mim. Essa vontade não se compra no mercado: precisamos buscar a intimidade com Deus para descobri-la.
Para conseguirmos andar em amor, como filhos da luz e sendo sábios, os versículos 17-21, mais adiante, deixam suas orientações: enchendo-nos do Espírito, anunciando Cristo e falando coisas que edifiquem, dando graças pelas bênçãos e provas, sujeitando-nos a Deus e também ao próximo. - ACS/VS.

9 de Janeiro - Quem dorme espiritualmente, deixa de aproveitar a vida com Deus!


9 de Janeiro
Dormindo
Leitura Bíblica:
Jonas 1.1-6
( Jesus) voltou aos discípulos e lhes disse: Vocês ainda dormem e descansam? (Mt 26.45a)



Jonas deveria pregar o arrependimento em Nínive e tentou fugir daquilo, dormindo. Teve de ser acordado à força e pasou por maus bocados. Jesus precisava que os discípulos orassem com ele e por ele, pois estava se sentindo sozinho, mas, em vez de o apoiarem, dormiram (veja o versículo em destaque). 
Podemos agir como eles e dormir também, mas espiritualmente. Isso acontece quando não temos um relacionamento com Jesus Cristo, não oramos, não buscamos o Senhor, não lemos a Bíblia, nem fazemos parte de uma igreja que leva Deus e a sua Palavra a sério. Ou quando não queremos perceber que há muitas coisas acontecendo em nossa vida, ao nosso redor e no mundo inteiro sinalizando a aproximação do final dos tempos, conforme Jesus anunciou. Ou seja, não estamos preocupados com o nosso próprio fim e nem com o que acontecerá ao nosso próximo. Podemos também agir como Jonas, querendo fugir de Deus ou da missão que ele nos deu. Ou então sentimos medo do próprio Deus e pensamos que a melhor coisa a fazer é dormir ou fingir que nada está acontecendo, tentando assim fugir da realidade. O sono espiritual pode levar à morte eterna! Portanto, acorde para a vida com Deus e busque sua ajuda. Ele manterá você bem desperto para encarar sua realidade e para que também esteja atento às necessidades dos outros e possa ajudá-los a vencer. Deus espera que você permaneça acordado espiritualmente, realizando a obra para a qual ele o convocou. O mundo está cada vez pior e as pessoas precisam de ajuda para conhecer a Palavra de Deus é de alguém que as leve a ele e você pode ser um instrumento para isso acontecer. 
Portanto, acorde, para o seu próprio bem e também para o bem das pessoas que precisam de você! - HK.

8 de Janeiro - Trabalhe, não dê trabalho!


8 de Janeiro
QUE TRABALHO!
Leitura Bíblica:
Gênesis 2.5-15
( Disse DAvi a Salomão): "Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o SENHOR, o meu Deus, está com você. (1Cr 28.20a).


Frequentemente encontramos pessoas que dizem: "Se eu soubesse quem inventou o trabalho, mandaria matá-lo". Outros dizem: "Por causa de Adão agora tenho um trabalhão!". E ainda: "Como é bom não fazer nada e depois descansar!"; "Ah, se eu fosse rico, nunca mais trabalharia!" Pessoas  com essa míope visão da vida e de Deus não apenas veem o trabalho como um castigo de Deuspara a humanidade, como não conseguem trabalhar com alegria e dedicação e sem constantes reclamações. Isso quando não vivem ociosas, acumulando preguiça e tristeza em seus dias. Seria o trabalho toda essa maldição que dizem?
Na verdade o trabalho é uma grande bênção de Deus. Ele nasceu junto com o homem, pois Adão já cultivava o Jardim do Éden antes mesmo de pecar. Ao pecar, Adão recebe a senteça de Deus de que o trabalho (que já existia) agora seria a sua fonte de subsistência durante todos os dias de sua vida. Deus mesmo estabeleceu a norma de que o trabalho nos dará trabalho! Os resultados virão, porém com muito esforço e suor. Na maioria dos casos, obter dinheiro fácil é abominável ao Senhor. 
No Salmo 128 o trabalho está presente como uma das bênçãos de Deus. Na descrição do homem feliz, abençoado, bem-aventurado juntamente com a esposa e filhos, está a afirmação: "Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero" (Sl 128.2). É por meio do trabalho que conseguimos o nosso sustento.Cuidado com as queixas. O trabalho dignifica o homem e é fonte de realização pessoal. Trabalho é benção de Deus para sua vida. Portanto, agradeça a Deus essa possibilidade que ele lhe concedeu de ser produtivo e de viver com o fruto do seu trabalho. Seja honesto, trabalhe com todo esforço e fidelidade, louvando a Deus por essa bênção que ele lhe deu. - HSG.

7 de Janeiro - A perfeição da criação revela a grandeza do Criador!


7 de Janeiro
Criação
Leitura Bíblica:
Gênesis 1.1-2.1
(Desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas (Rm 1.20a).
(imagem blog Espaço Educar)

O centro de recuperação para dependentes químicos no qual trabalho está cercado por uma natureza exuberante. É um lugar muito agradável. Em alguns momentos aproveito para caminhar entre as árvores e contemplar tão bonito ambiente. Num dia desses, ao olhar para uma árvore frondosa, provavelmente centenária, alguém que estava comigo comentou: "É perfeição demais para ser fruto do acaso ou de uma simples explosão!". concordei com ele. Por detrás de tudo isso existe um Deus. Não uma divindade criada a partir da imaginação humana, mas alguém para o qual não existe impossível. Ele pode chamar coisas à existência a partir do nada. Ele não criou tudo de qualquer forma: toda sua criação ficou muito boa. 
Diante dessa realidade deveríamos ter a mesma atitude que o compositor do hino que diz "Senhor, meu Deus, quando eu maravilhado contemplo a tua imensa criação; o céu e a terra, os vastos oceanos, fico a pensar em tua perfeição. então minha alma canta a ti, Senhor: Grandioso és tu, grandioso és tu!". Infelizmente muitas pessoas não param para contemplar a maravilhosa criação de Deus e muito menos o glorificam por ela. Em Romanos 1.21, em continuidade ao versículo destacado, o apóstolo Paulo escreveu: "Tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se"
Como você está vivendo? Você tem parado para contemplar a boa criação de Deus? Aproveite para fazê-lo neste dia. E não deixe de glorificar a Deus por tudo aquilo que ele fez. Ele merece nosso louvor. Não há outro deus igual ao nosso Deus! - MP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário