Planejamento 2º ano ensino fundamental I
Ciências
I Unidade
Habilidades
1ª : Identificar semelhanças diferenças entre os seres vivos
2ª : Observar o ciclo de desenvolvimento do ser humano
(infância, adolescência, fase adulta e velhice )
3ª : Identificar e descrever algumas transformações dos corpos,
dos hábitos e das necessidades básicas dos seres
humanos nas fases da vida
4ª : Identificar características que permitam a sobrevivência
dos seres vivos nos ambientes que habitam, utilizando dados de observação
5ª : Reconhecer a importância dos órgãos dos sentidos para
a identificação das características de diversos ambientes
Conteúdos
Seres vivos e sem vida
Identificar características que permitam a sobrevivência
dos seres vivos nos ambientes que habitam
Ciclo de desenvolvimento do ser humano
Saúde e vacinas
Verminose ( profilaxia)
O corpo humano
Os sentidos
História
I Unidade
1ª : Conhecer o passado da sua escola e de sua localidade
2ª : Identificar transformações e permanências nos costumes da família e da escola
3ª : Reconhecer semelhanças e diferenças sociais e culturais
relacionadas ao cotidiano existente no grupo escolar
4ª : Identificar a família como grupo social
5ª : Reconhecer características da sua comunidade quanto a
diferentes costumes alimentares, tipos de moradia, comunicação e transporte
Conteúdos
Família
Escola
Comunidade
Páscoa
Castro Alves
Dia do circo
Dia do Índio
Tiradentes
Descobrimento
Brasília
GEOGRAFIA
I Unidade
Habilidades
Compreender existência de diferentes regras de convivência
Respeitar e valorizar patrimônio ambiental e cultural da sociedade
Reconhecer seus direitos e deveres de cidadão
Caracterizar a paisagem natural do local de vivência: origem,
organização transformações sofridas ao longo dos tempos
Observar em mapas políticos atlas, globo terrestre, o local de vivência
Conteúdos
Regras de convivência
Direitos e deveres
Paisagem natural do local
O homem e o meio ambiente
Dia e noite
Pontos cardeais
Acidentes Geográficos
Como podem ser os dias ( ensolarado, chuvosos, ventosos e nublados)
Observar em mapas políticos atlas, globo terrestre, o local de vivência
2ª parte
Ciências
II Unidade
Habilidades
1ª : Estabelecer relações entre condições de alimentação
( origem dos alimentos)
2ª : Reconhecer a importância dos hábitos de higiene pessoal
e ambiental na preservação da saúde humana
3ª : Identificar os recursos naturais do local onde vive
4ª : Perceber a presença do ar e da água na natureza, bem
como a importância do solo para os seres vivos
5ª : Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos
pelo homem e perceber-se como parte integrante
Conteúdos
III UNIDADE
Clima
Recursos naturais:
Ar puro e poluído
Água potável e poluída
Onde encontramos água na natureza
Importância da água
Parte sólida e líquida da Terra
VI UNIDADE
As plantas e o meio ambiente
Reflorestamento
Cuidados com as plantas
Plantas , aquáticas, terrestres e aéreas
Utilidades das plantas
Plantas que dão frutos
Partes das plantas
Sementes e mudas
Germinação
Jardim ,horta e pomar
História
II Unidade
Habilidades
Reconhecer características da sua comunidade quanto a diferentes
costumes alimentares, tipos de moradia, comunicação e transporte
Identificar na comunidade diferentes hábitos de lazer, músicas, danças brincadeiras
Identificar na comunidade as atividades econômicas e diferentes
representações religiosas posteridade ,simultaneidade, contemporaneidade
( linha do tempo)
Comparar acontecimentos no tempo , tendo como referencia
as noções de anterioridade ,
Reconhecer a si mesmo como sujeito construtor de história
partir do estudo de sua família e de sua comunidade
Conteúdos
Dia do trabalho
Dia das Mães
Anchieta
Festas Juninas
Férias Escolares
Independência da Bahia
Sua história
História de sua família
História de sua comunidade
GEOGRAFIA
II Unidade
Habilidades
Localizar-se no seu espaço de vivência utilizando:
relação topologica :frente , atras ,vizinho, perto, longe
relaçao projetiva: esquerda ,direita
relações euclidianas: medidas (metro, centímetro)
coordenadas:( coluna , fila)
Desenhar trajetos percorridos
Identificar e reconhecer aspectos que caracterizam o indivíduo e o grupo a qual pertence
Valorizar a atitude de manutenção e preservação do espaço coletivo e do meio ambiente
Analisar os diferentes modos de vida do indivíduo em diferentes culturas
Conteúdos
Relação topológica :frente , atrás ,vizinho, perto, longe
Relaçao projetiva: esquerda ,direita
Relações euclidianas: medidas (metro, centímetro)
Meios de transporte
Desenhar trajetos percorridos
Sinais de Trânsito
O indivíduo e o grupo a qual pertence
Preservação do espaço coletivo e do meio ambiente
Serviços Públicos
Meios de Comunicação
3ª parte
III Unidade
Ciencias
Habilidades
1ª : Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo
homem e perceber-se como parte integrante
2ª : Reconhecer os estados físicos da matéria em elementos do cotidiano
(pedra, água do rio, ar atmosférico, gás de cozinha.) realizando experimentos simples
3ª : Identificar os agentes de transformação do meio ambiente
4ª : Perceber a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente
5ª : Compreender que o ambiente natural e cultural influenciam nossos hábitos de alimentação e higiene
Conteúdos
Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante
Agentes de transformação do meio ambiente
Reconhecer os estados físicos da matéria
Hábitos de higiene
O lixo
Alimentação
História
III Unidade
Habilidades
1ª : Estabelecer relações entre o presente e o passado
2ª : Conhecer e respeitar a diversidade de grupos sociais existentes no
Brasil, em diferentes tempos
3ª : Reconhecer a história como um processo , que se constrói a partir
das relações estabelecidas pelas pessoas no tempo e no espaço
4ª : Identificar aspectos, sujeitos e obras e acontecimentos do passado
5ª : Estabelecer relação entre sua comunidade e outras, marcando
semelhanças e diferenças
Conteúdos
Dia do Estudante
Dia dos Pais
Dia do Soldado
Dia da Pátria
Dia do Folclore
Dia da Árvore
Primavera
GEOGRAFIA
III Unidade
Habilidades
1ª : Perceber a escola como um local de vivência e de relações entre pessoas
2ª : Observar que a paisagem possui elementos construídos pelo
homem e elementos da natureza
3ª : Perceber que a paisagem se modifica com o passar do tempo
4ª : Reconhecer a organização do espaço geográfico como fruto do
trabalho e da relação entre os seres humanos
5ª : Entender que as moradias deveriam ser adaptadas ao clima ,
as condições do lugar e as necessidades das pessoas que nela habitam
Conteúdos
A escola como um local de vivência e de relações entre pessoas
Modificação da paisagem
Tipos de moradia
Estações do Ano
Meses e dias da semana
Principais movimentos da Terra
4ª parte
Ciências
IV Unidade
Habilidades
1ª : Identificar semelhanças diferenças e características dos animais
2ª : Comparar o comportamento e o corpo do ser humano ao de
outros animais para estabelecer semelhanças e diferenças
3ª : Estabelecer relações entre os animais, o homem e o ambiente
4ª : Perceber a importância dos animais no equilíbrio da natureza
5ª : Reconhecer a cadeia alimentar como relação de dependência
entre animais e vegetais para manter o equilíbrio do ecossistema
Conteúdos
Animais que põem ovos
Animais que nascem da barriga da mãe
Como os animais se locomovem
Produtos que os animais fornecem
Animais úteis e nocivos
Animais selvagens e domésticos
Animais aquáticos e terrestres
Animais de duas e de quatro patas
Animais com ossos e sem ossos
Cadeia alimentar
Identificar semelhanças diferenças e características dos animais
Estabelecer semelhanças e diferenças entre o corpo
do ser humano e o de outros animais
Estabelecer relações entre os animais, o homem e o ambiente
Perceber a importância dos animais no equilíbrio da natureza
História
I V Unidade
Habilidades
1ª : Reconhecer o negro , o índio e o branco como elementos da
formação do povo brasileiro
2ª : Respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais nos
aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais
3ª : Identificar mudanças e permanências nos hábitos das
pessoas ( família , escola e comunidade)
4ª : Identificar diferenças e semelhanças entre os ambientes urbanos e rurais
5ª : Discutir ética e cidadania à partir da análise de situações do cotidiano
Conteúdos
Semana dos animais (A partir de 4 /10 )
Dia das Crianças ( 12/ 10 )
Dia do Professor ( 15/ 10 )
Dia do Aviador ( 23/ 10 )
Semana do livro (23 a 29 /10 )
Dia da Proclamação da República ( 15/11 )
Dia da Bandeira (19 /11 )
Dia de ações de Graças ( )
Dia da Conceição da Praia ( 8 /12)
Dia de Natal( 25/12 )
Elementos formadores do povo brasileiro
Hábitos das pessoas na família , escola e comunidade
Ambientes urbanos e rurais
Ética e cidadania
Geografia
IV Unidade
Habilidades
1ª : Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e de viver, tanto em seu bairro
( diferenças étnicas, sociais , religiosas, de gênero) como em outras localidades
2ª : CONHECER E RESPEITAR OS DIFERENTES TIPOS DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR
3ª : Saber que homens, mulheres, crianças, desempenham diferentes papéis de acordo com a organização e cultura da família
4ª : CONHECER E RESPEITAR A DIVERSIDADE CULTURAL DO POVO BRASILEIRO
5ª : Perceber que a urbanização e o aumento da violência diminuíram o espaço das ruas como local de lazer
Conteúdos
Pluralidade cultural
OS DIFERENTES TIPOS DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR
Os diferentes papéis que homens, mulheres, crianças, desempenham na família
Perceber que a urbanização e o aumento da violência diminuíram o espaço das ruas como local de lazer
Nenhum comentário:
Postar um comentário