segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
PLANEJAMENTO
LÍNGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIAS:
Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão;
Construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e seqüência lógica.
HABILIDADES:
Expõe sua suas idéias com clareza, ainda que com ajuda ,obedecendo uma seqüência lógica de pensamento;
Antecipa conteúdo de um texto;
Reconhece letras iniciais de seu nome, fazendo seleções, comparações, refletindo no processo de aquisição da escrita;
Identifica a escrita do próprio nome;
Escreve com e sem modelo o próprio nome;
Diferencia letra de outros tipos de sinais gráficos;
Reconhece a vogal em estudo no seu nome e nos textos trabalhados;
Faz descrição a partir de observações diretas ou indiretas livres ou dirigidas.
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS:
Estabelece relação de semelhança e diferença representando-a de forma diversificada;
Reconhecimento da estrutura do SND através de material concreto.
HABILIDADES:
Identifica elementos semelhantes e diferentes;
Percebe a diferença de tamanho e espessura dos elementos;
Localiza objetos a partir de instruções dadas;
Faz relação número quantidade;
Associa o numeral a sua escrita;
Grafa os nomes dos numerais.
HISTÓRIA
COMPETÊNCIAS:
Identifica-se como ser social, construtor de sua identidade pessoal;
Percepção da história como um processo que se constrói a partir das relações no tempo e no espaço.
HABILIDADES:
Usa seu nome como forma de identificação;
Reconhece o direito das pessoas terem um nome;
Valoriza a diversidade humana;
Percebe a sucessão de acontecimentos no tempo e registra sua própria história.
CIÊNCIAS
COMPETÊNCIAS:
· Representação do corpo humano como instrumento de expressão e comunicação;
· Identificação e observação de algumas transformações do corpo e dos hábitos dos
seres humanos, nas diversas fases da vida.
HABILIDADES:
Identifica o corpo como constituído por partes com funções diversas;
Nomeia as principais partes do corpo;
Reconhece que cada ser humano tem suas particularidades, destacando
as características físicas e culturais.
GEOGRAFIA
COMPETÊNCIAS:
Estabelecimento de algumas relações entre o meio ambiente e
as formas de vida que ali se estabelece;
Percepção de si e suas relações casa/ escola.
HABILIDADES:
Percebe a casa como abrigo das pessoas;
Reconhece e representa o espaço da própria moradia;
Descreve diferentes tipos de casa e o material usado na sua construção;
Identifica as partes que compõe ima casa.
ARTES
COMPETÊNCIAS:
Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,da pintura, da construção,
desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de produção e criação.
HABILIDADES:
Criação de desenhos e pintura a partir de seu próprio repertório;
Valorização de suas próprias produções e dos seus colegas;
Confecção de atividades com dobraduras e maquetes.
EDUCAÇÃO FÍSICA/
COMPETÊNCIAS:
Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o
ritmo corporal nas suasbrincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
HABILIDADES:
Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e suas brincadeiras.
ATIVIDADES
SEGUNDA –FEIRA 25/02
Acolhida
Leitura
Conteúdo
-Nome
-Eu , minha Identidade
Metodologia
-Apresentação do título do poema de Pedro Bandeira “Nome da Gente”,
levantamento de hipóteses a partir do título;
-Perguntar o que as crianças entendem pela expressão “coitadinho” no contexto do poema;
-Levantar o questionamento sobre a última estrofe do poema, retratando
a importância do nome como identidade e sua funcionalidade no convívio social;
-A pró expõe para turma uma certidão de nascimento verificando o
conhecimento prévio que cada um tem a cerca da certidão,pede
para que os alunos listem oralmente(e ela registra no quadro)em
que situações se fazem necessário a certidão e sua importância;
- Após a discussão sugerir que os alunos identifiquem todo seu
material com a escrita do seu nome nos mesmos ou construir
a lista de chamada da classe.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e
escrita referente ao tema trabalhado.
TERÇA-FEIRA 26/02
Acolhida
Leitura
Conteúdo
-Corpo humano e suas partes;
-Relação de semelhança e diferença;
-Número e quantidade
· Metodologia
- Apresentação de uma música falando sobre o corpo(anexo)
-Quando a pró estiver trabalhando com o corpo e suas parte já
vai estimulando os alunos a identificarem questões de:
maior/ menor, comprido/ curto, leve/pesado;
-Aplicação do jogo do boliche(com garrafa pet) ,o aluno
joga a bola,derruba a garrafa diz qual foi o número que
tinha nela registra no quadro e desenha sua respectiva quantidade;
QUARTA-FEIRA 27/02
· Acolhida
· Leitura
· Conteúdo
-Moradia e tipo de moradia;
-Apresentação do alfabeto e destaque para as vogais,
identificando-as no nome de cada um.
Metodologia
-Leitura do poema de José Paulo Paes( A casa e seu dono),
deixar que os alunos completem a rima escrevendo o nome
do animal(2° ano) ou fazendo o desenho(1° ano).
-fazer questionamentos a cerca do poema e relacionando-o
com a temática em estudo,pedir que os alunos desenhe e
escrevam como é sua casa(guardar os desenhos para
trabalhar o texto descritivo no dia seguinte).
-Canto de uma música sobre o alfabeto, exposição do mesmo
e destaque para as vogais trabalhando apenas com o traçado
e identificação da vogal “O”,lembrando sempre de explorar o crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades
de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
QUINTA-FEIRA 28/02
Acolhida
Leitura
Conteúdos
-Texto descritivo;
- Escrita do nome do numeral
Metodologia
-Apresentar gravuras de vários tipos de moradia, a pró escolhe
uma e faz a descrição chama alguns alunos para fazer o mesmo.
Depois distribui os desenhos feitos no dia anterior e pede
p/ cada um fazer a descrição da sua casa 1° ano(oral podendo
solicitar que escreva o nome de algumas partes da casa) e 2°
ano(faz a descrição oral e escrita).
Sistematização de toda discussão com atividades
de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
SEXTA-FEIRA 29/02
Acolhida
Leitura
Conteúdos
-Identidade
-Vogal O (1° ano)
-Revisão do alfabeto (2° ano)
-História ginasticada anexo)
Metodologia
-Conversa informal sobre as características físicas e psicológicas de cada um ,
gostos, preferências,herança genética,valorização de si e do outro;
-Confecção do auto-retrato de cada um .
SEGUNDA –FEIRA 03/03
Acolhida
Leitura
Conteúdos
-Linha do tempo
-Nome
Metodologia
-Pesquisar figuras de crianças em diferentes fases da vida colar num
cartaz e descrever com auxílio da professora as características de cada
fase(1° ano descrição oral e 2° ano oral e escrita) .
- O professor escolhe um crachá e vai dando pistas através das
características da pessoa até os alunos descobrirem quem é,
o professor mostra o crachá e a pessoa vem a frente pega
outro crachá e faz o mesmo procedimento.
-Distribuir entre os alunos os crachás trocado, cada um
deverá procurar o dono da crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades
de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
TERÇA-FEIRA 04/03
Acolhida
Leitura
Conteúdos
-Partes do corpo
-Número e quantidade
Metodologias
-Dividir a classe em equipes, cada equipe escolhe um colega
para deitar no papel metro enquanto outro risca e recorta o
contorno do corpo depois de pronto a equipe deve nomear
as partes do corpo, escrever o nome do colega que teve seu
corpo contornado e apresentar para turma descrevendo
algumas características desse colega.
-Em círculo cada aluno deverá dizer seu nome e fazer
um gesto repetindo-o a quantidade de vezes que
representa sua idade, os colegas deverão dizer que
idade foi representada e registrar no quadro o número
e sua respectiva quantidade.
QUARTA-FEIRA 05/03
Acolhida
Leitura
Conteúdos
-Função da moradia e as partes que a compõe;
-Maquete ou dobradura.
Metodologia
-Canto e exploração da letra da música de Vinícius de Moraes
(Era uma Casa muito Engraçada);
-Exploração do título (o que será que tem nessa
casa para ser muito engraçada?)
-Perguntar se é possível morar numa casa como a que a
música descreve,falar sobre as pessoas que não tem casa etc.
-Observar quantos colegas tem o nome começados
com a mesma letra da palavra casa
-Circular na música a vogal em estudo;
- Confecção de maquetes ou dobradura representando
os diferentes tipos de casa e as partes que a compõe.
QUINTA-FEIRA 06/03
Acolhida
Leitura
Conteúdos
-Produção oral e escrita de um texto descritivo
-Relação número/escrita
Metodologia
-Desenhar e descrever o caminho de casa para a escola
-Distribuição e orientação do jogo(dominó número/ quantidade)
os alunos do 2° ano poderá confeccionar seu dominó com auxílio da professora.
SEXTA-FEIRA 07/03
Acolhida
Leitura
Conteúdos
-Vogal (1° ano)
-Alfabeto(2° ano)
-Brincadeira da garrafa (anexo)
Metodologias
Pesquisa em livros e revistas de palavras começadas pelas
letras em estudo, colagem e exposição das mesmas, seguido da
leitura das palavras pela professora que poderá juntamente com
os alunos eleger alguma palavra para buscar o significado
no dicionário, para formar frase etc.
-Explicação da brincadeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário